Skip to main content

Murilo Santos e Franklin Douglas falam sobre “Greve de 79”

Estudantes durante a Greve da Meia-Passagem, em São Luís

A Greve da Meia-Passagem foi um marco histórico da luta social e política, na cidade de São Luís do Maranhão. Ocorrida há 43 anos, ela reuniu estudantes, professores e trabalhadores de diferentes categorias. Eles ocuparam as ruas da cidade para dar um basta aos aumentos abusivos do preço das passagens de ônibus. O movimento começou no dia 14 de setembro de 1979, indo até o dia 22 do mesmo mês. Foram nove dias de luta.

O assunto foi tema do Jornal Tambor da última segunda-feira (19/09), que entrevistou Murilo Santos e Franklin Douglas. Murilo é cineasta e professor, autor das imagens da greve de 79, junto com Euclides Moreira Neto. E Franklin é professor, doutor em Políticas Públicas e pesquisa sobre o tema.

(Veja, ao final desse texto, a edição do Jornal Tambor, com a entrevista de Murilo Santos e Franklin Douglas)

A entrevista começou com o cineasta Murilo Santos, que foi testemunha ocular da história, falando sobre o ambiente social e político, que cercou o movimento. Ele lembrou os registros que fez, incluindo do dia da conquista da meia-passagem, registrados no filme “Ilha Rebelde: A Greve da Meia-Passagem”.

Havia um contexto de muita opressão nacional, devido a Ditadura Militar que governava o Brasil. E uma forma que sociedade de São Luís se expressou foi através do movimento estudantil. E a Greve ganhou força em toda a cidade, com o movimento chegando a mobilizar cerca de 20 mil pessoas.

Na época, a lei municipal da meia-passagem já tinha sido instituída na cidade, desde 1950. No entanto, ela ainda não tinha entrado em vigor. Foi então que, em 1979, os estudantes se mobilizaram e decidiram decretar “a Greve”. Naquele período, foram três aumentos consecutivos de passagem, durante a gestão do então prefeito Mauro de Fecury.

Segundo Franklin, “o movimento faz com que a cidade desse um grito, que chamo de grito sufocado”. Setores da Igreja Católica atuaram em apoio ao movimento. “O Padre Marcos Passarini teve grande importância no processo de organização”, comentou Franklin.

Foi forte a repressão da Polícia Militar, sob o comando do então governador João Castelo. Houve muita violência contra os manifestantes. Porém, o movimento persistiu e não se intimidou. E no dia 22 de setembro de 1979, a prefeitura de São Luís anuncia a implementação do decreto que regulamentou a meia-passagem, direito que beneficia estudantes até hoje.


(Veja abaixo, em nosso canal do Youtube, o Jornal Tambor com a entrevista completa de Murilo Santos e Franklin Douglas) 👇🏿👇👇🏾

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados