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Monopólio da comunicação é problema estrutural no Brasil

Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou recentemente o Projeto de Lei 7/2023 (Lei 14.812/24), o texto do projeto amplia a concentração dos meios de comunicação no . 

Na prática, grupos econômicos ou empresas passarão de 6 para 20 concessões no caso das rádios e de dez para 20 no caso das emissoras de TV. 

O texto do projeto vai na contramão da luta pela democratização da comunicação no país.

Para falar sobre esse assunto, o Jornal Tambor de terça-feira(18/01) entrevistou Admirson Medeiros (Greg). 

Ele é presidente do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e integra o Conselho Nacional de Direitos Humanos.

Leia também: Rádios comunitárias ampliam acesso à comunicação

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Greg)

Para Greg o projeto atrasa o processo da democratização porque fortalece o monopólio da comunicação no Brasil. 

O presidente disse que é necessário que a sociedade e os movimentos de base se organizem para pressionar o governo e impedir o avanço da concentração midiática.

Durante a entrevista, o presidente da Associação Brasileiras de Rádios Comunitárias do Maranhão, Ed Wilson Araújo, afirmou que o problema é estrutural.

Ed Wilson destacou que “a mídia de mercado não é só financiada pelo agronegócio e banqueiros. Essa mídia que tem as mãos sujas de sangue é financiada pelo dinheiro público, inclusive dos governos do PT”.

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Greg)

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