Marcha da Periferia acontece no bairro da Liberdade, em São Luís: o maior quilombo urbano do Brasil (Imagem: Acervo Rede) O Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Pública Municipal de São Luís (Sindeducação) está convocando sua base para participar da 19ª edição da Marcha da Periferia, que será realizada neste domingo, 30 de novembro, em São Luís. O ato terá concentração às 16h, no Viva Fé em Deus, no bairro Liberdade — reconhecido como o primeiro e maior quilombo urbano do Brasil e do mundo.
A manifestação acontece poucos dias após a Marcha Nacional das Mulheres Negras, que reuniu mais de 300 mil mulheres em Brasília. Segundo a entidade que esteve presente no encontro, o clima de mobilização e fortalecimento político vivido na capital federal impulsiona agora uma nova jornada de reivindicações nas ruas da capital maranhense.
Nesta edição, a Marcha da Periferia pretende chamar atenção para a reparação histórica da população negra. Entre as pautas destacadas estão a titulação de territórios quilombolas, políticas públicas que garantam à juventude negra condições dignas de vida e proteção de sua identidade, além de medidas que enfrentem a violência que atinge de forma desproporcional as mulheres negras.
O Sindeducação reforça o convite para que trabalhadores e trabalhadoras se juntem ao ato, em defesa da liberdade e da preservação das lutas ancestrais que marcaram a história do povo negro no Maranhão.
No inicio do mês de novembro o professor Hertz Dias esteve no programa Dedo de Prosa, da Agência Tambor, convocando para a mobilização.