O Jornal Tambor, dessa terça-feira (18), recebeu a médica infectologista, professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e doutora em medicina tropical e saúde internacional, Maria dos Remédios Freitas Carvalho Branco, para tratar sobre o atual estágio da pandemia da Covid-19.
A entrevistada ressaltou a importância da vacinação nas crianças – que começou esta semana no Brasil – e que apenas assim será possível garantir a proteção contra o vírus. E, desta forma, elas poderão voltar às aulas imunizadas. A médica evidenciou que por estarem desprotegidas elas correm mais riscos de terem a forma grave da doença atualmente.
Em relação a variante Ômicron, a médica salientou que expressa preocupação por ser mais transmissível, e que nos meses de fevereiro e março os especialistas já indicam altas taxas de contaminação no Brasil. Por conta disso a necessidade da terceira dose da vacina, inclusive para quem já teve a doença. “É provável que seja necessário quarta, quinta dose”, disse ela.
Outro ponto para frear a disseminação do vírus e o risco de novas variantes que possam escapar das vacinas existentes, é manter o uso das máscaras adequadas como PFF2 e o distanciamento social.
Para a infectologista, outra medida relevante para a contenção do novo coronavírus é a exigência do passaporte vacinal no país e que seria correto que o governo federal, estadual e municipal trabalhassem em conjunto para exigir a vacinação da sua população.
Em São Luís, por exemplo, a médica recomenda que por conta do avanço da vacinação na cidade seria importante exigir o passaporte de imunização com três doses da vacina.
A infectologista Maria dos Remédios Freitas também ressaltou que muitos gestores, em especial o presidente Jair Bolsonaro, estão ajudando o vírus a ser disseminado no país e eles precisam ser responsabilizados. E por conta de uma disputa ideológica a ciência está sendo desconsiderada e há muitos crimes contra a humanidade sendo cometidos.
(Veja, abaixo, em nosso canal no YouTube, a íntegra do Jornal Tambor com a médica infectologista Maria dos Rémedios).