O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins (STEFEM) e a empresa Vale iniciam, na próxima segunda-feira (27), as negociações das reivindicações da categoria dos ferroviários.
O objetivo é chegar a uma proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho Específico.
Em ofício encaminhado ao STEFEM, a Vale garantiu a manutenção dos atuais benefícios constantes no Acordo Coletivo Específico vigente até o próximo dia 20 de abril/2023.
A direção do Sindicato lembra aos trabalhadores a histórica mobilização no ano passado, quando, em assembleia geral, recusou proposta da empresa para antecipar a assinatura do ACT Específico.
Essa posição consciente dos ferroviários consiste na força depositada pela categoria na representatividade do Sindicato para a luta por um ACT Específico e justo, que garanta as conquistas da categoria e avanços para a melhoria da qualidade de trabalho.
A reunião do STEFEM com a Vale vai acontecer por videoconferência. Ao final de cada reunião, a diretoria do Sindicato vai informar as tratativas aos trabalhadores, para que acompanhem o passo a passo das negociações e possam se posicionar, de forma consciente, na Assembleia Geral, que será realizada em data e horário, a serem divulgados.
Para o STEFEM, “esse é o momento de fortalecer a unidade e mobilização da categoria para alcançarmos um acordo coletivo justo”.