Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
19/11/2020
Foto: reprodução
As eleições no Sindeducação, em São Luís, acontecem dia 24 de novembro. Para falar sobre o pleito e sua chapa, o Radiojornal Tambor recebeu, nesta quinta-feira (19), Sheila Bordalo, candidata a presidenta e Ester Durans, a vice-presidenta na Chapa 2.
O destaque da entrevista foi sobre as dificuldades que os professores, da rede municipal de São Luís, estão sentindo no ensino remoto por conta da pandemia. Elas enumeraram diversas problemáticas neste aspecto.
“Um sindicato de luta atuante, neste momento, é fundamental. Ele deveria denunciar e exigir que haja uma discussão com a categoria e a sociedade, porque a pandemia não diz respeito a um setor apenas mas a toda a sociedade” evidenciou Ester Durans.
Sheila Bordalo também apontou que o ensino remoto só tem sido realizado na rede pública municipal, porque os professores estão proporcionando condições para os estudantes receberem essas aulas. Mas declarou que nem 50% deles têm esse acesso.
“Nós professores, por não termos sindicato de luta e atuante, não conseguimos reunir e mobilizar as categorias para dialogar com a sociedade”, enfatizou a candidata.
A chapa reúne cinco coletivos que constroem e estão presentes na luta pela educação e dos educadores. Segundo Ester Durans, ela é fruto de um trabalho compartilhado.
A candidata à presidência do sindicato, Sheila Bordalo, argumentou também a importância do sindicalismo. “O sindicato precisa ser um instrumento de apoio a uma categoria e, com isso, ser um instrumento de luta para toda a classe”, disse.
Ouça a entrevista completa em nosso TamborCast.