A organização do 3º Seminário de Comunicação e Poder no Maranhão está divulgando a programação do evento, que será realizado no próximo dia 11 de novembro, no Sindicato dos Bancários, no Centro da cidade de São Luís, a partir das 8h.
Serão duas mesas de debate. A primeira, pela manhã, tratará da conjuntura nacional. A segunda, a tarde, abordará a conjuntura regional. Os inscritos terão direito a certificado.
Faça sua inscrição aqui!
Temas e palestrantes
Na primeira mesa será discutido “O papel da comunicação popular na atual conjuntura brasileira”. Dela irão participar Claudia Santiago, Admirson Medeiros (Greg), Lívia Lima e Daiene Mendes.
A segunda mesa abordará “Os desafios da comunicação no Maranhão diante das graves violações sociais, ambientais e culturais”. Dela participarão Meire Diniz, Guilherme Zagallo, Jô Brandão, Ed Wilson Araújo e Sabrina Oliveira Teixeira.
Leia também: Inscrições abertas do 3º Seminário de Comunicação e Poder no Maranhão
Sobre os palestrantes
Claudia Santiago é jornalista, editora, historiadora, coordenara do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), entidade dedicada a comunicação popular e sindical.
Admirson Medeiros (o Greg) é Secretário de Comunicação da CUT, Coordenador do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC), membro do Conselho Nacional de Direitos Humanos.
Lívia Lima é radialista, comunicadora popular, integrante da Agência Tambor, tendo feito um recente trabalho acadêmico sobre esta mesma Agência.
Daiene Mendes é jornalista, começou em comunicação no Complexo do Alemão (RJ) e atualmente trabalha para a organização francesa Repórter Sem Fronteiras (RSF).
Meire Diniz é cientista social, missionária do Conselho Indigenista (CIMI), uma das articuladoras da Teia de Povos e Comunidades do Maranhão.
Jó Brandão é Yalorixá, coordenadora do Coletivo Dan Eji/MA, produtora cultural e audiovisual.
Ed Wilson Araújo é jornalista, professor da UFMA, presidente da Abraço-MA, cofundador e integrante da Agência Tambor.
Sabrina Oliveira Teixeira é estudante do curso de Comunicação da UFMA e atual vice-presidenta do Diretório Acadêmico Maria Firmina dos Reis.
Guilherme Zagallo é advogado, integrante do Movimento de Defesa da Ilha. Foi do Conselho Federal da OAB e relator da Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil.
Com o FNDC
O Seminário está sendo organizado e promovido pela Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço-MA) e pela Agência Tambor. O Núcleo Piratininga de Comunicação do Rio de Janeiro (NPC), que participa desde a 1º edição, segue dando um apoio estratégico.
As duas mesas discutirão a democratização da comunicação, buscando refletir e agir diante da questão colocada, a necessidade de democratizar a comunicação.
Além do debate, com a participação do público presente, haverá uma homenagem para a quebradeira de coco Rosa Gregório, palestrante da 1º Edição do Seminário, que é vista pelos organizadores como uma educadora popular.
A partir da realidade maranhense – com seus problemas típicos das regiões da Amazônia e do Cerrado – o Seminário também terá uma relação mais orgânica com as pautas, embates, reivindicações e mobilizações do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC).