Skip to main content

Ato na UFMA! Educação não é mercadoria!

Ato em defesa da educação, realizado na UFMA, no dia 03 de outubro, | Foto: Apruma.

Em São Luís, professores e estudantes da Universidade Federal do Maranhão realizaram um ato alusivo ao Dia Nacional de Luta e Mobilização pela Soberania Nacional e Defesa dos Serviços Públicos.

A manifestação foi realizada na terça-feira (03), na Praça da Reitoria da UFMA, reunindo docentes e discentes em defesa de políticas de assistência e permanência estudantil, melhorias na casa dos estudantes e na infraestrutura da Universidade, além da valorização da carreira de professor e reposição salarial.

O presidente da Apruma, Bartolomeu Rodrigues Mendonça, alertou que educação não é mercadoria e conclamou todos para juntos lutar por uma universidade pública para todos, gratuita, laica e com ensino de qualidade.

Leia também: Alimentos vencidos e uma máquina de lavar para 80 pessoas! Estudantes da UFMA cobram Natalino Salgado

“Nós vamos continuar na luta em defesa do serviço público. Em defesa de um país mais justo, de um estado democrático, com a diminuição das desigualdades e com oportunidade para todos”, assinalou Bartolomeu Mendonça.

Campanha salarial

No ato, foi comunicado que, na reunião do Setor das Federais do ANDES-Sindicato Nacional para discussão da Campanha Salarial 2024, realizada em 1º de outubro, em Brasília, a Diretoria Nacional informou que não houve avanços do FONASEFE (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) com o Governo Federal em relação à Mesa de Negociação salarial do coletivo dos servidores federais.

Não há proposta de reposição das perdas de 2010 até o momento, que chegam a 39,96% para os docentes das universidades federais. O ANDES-SN informou que o governo federal não abriu a mesa setorial de negociação que contempla as carreiras de MS (Magistério Superior) e EBTT (Ensino Básico Técnico e Tecnológico).

O ANDES-SN ainda reforçou a importância dos docentes das universidades e institutos federais se engajarem na semana de lutas (de 02 a 07 de outubro), quando o FONASEFE vai realizar uma plenária em que pautará indicativo de greve nacional dos servidores públicos federais.

A Diretoria e o Conselho de Representantes da APRUMA – Seção Sindical convidam os docentes da UFMA a acompanharem as negociações e participarem de reuniões e assembleias da APRUMA que discutirão e deliberarão as indicações construídas em plenárias do FONASEFE.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados