Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
14/04/2020
A pandemia da covid-19 mudou a rotina das pessoas em todo o mundo. O distanciamento social foi uma dessas mudanças e, além disso, a necessidade de uma higienização mais intensa no dia-a-dia da população.
Para falar sobre esse tema a professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Sirliane Paiva, participou do Radiojornal Tambor, desta terça-feira (14).
A professora destacou a importância do autocuidado, mas também comentou que essas medidas de higiene precisam ser feitas de forma correta, como o ato de lavar as mãos.
Ela destacou que a frequência em lavar, adotada pela população em tempo de pandemia, precisa ser levada para a vida pós isolamento social, pois é de extrema relevância para a saúde. Além disso, Sirliane Paiva enfatizou que o uso do álcool em gel também precisa ser feito de forma correta.
“O álcool em gel é para ser usado em lugares que as pessoas não têm acesso a água e sabão. Dentro de casa, não há necessidade da utilização”, explicou ela.
Sirliane Paiva também falou que o cuidado que as pessoas devem exercer sobre elas e sobre a sociedade, não deve ser somente biológico mas também holístico, ou seja, é necessário ter atenção de modo geral.
Para ouvir a entrevista completa sobre as dicas de cuidado e autocuidado, ouça nosso TamborCast.