Para falar sobre a comunicação, democracia e justiça social no Brasil, o Jornal Tambor dessa quinta-feira (03/11) entrevistou Ed Wilson Araújo. Ele é jornalista, professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), militante do Movimento de Rádios Comunitárias e um dos fundadores da Agência Tambor.
Ed Wilson esteve participando no mês passado, na cidade de Londrina no Paraná, da XVI Conferência Nacional de Comunicação Cidadã.
(Veja, ao final desse texto, a edição do Jornal Tambor com Ed Wilson Araújo)
O professor disse que a Conferência, mesmo sendo um evento acadêmico, possibilita o debate sobre a comunicação popular e comunitária no país. Além disso, o evento reforça a necessidade de levar essa discussão para dentro das universidades.
“A conferência proporciona o diálogo da comunicação cidadã, rádios comunitárias, toda essa comunicação periférica, que não é a mídia de mercado. É importante que essa temática esteja presente na universidade. E eu tenho percebido que é cada vez mais presente”, pontuou Ed Wilson.
Neste evento realizado no Paraná, Ed Wilson fez uma palestra e tratou na Agência Tambor, “uma experiência concreta de comunicação popular”. Ele falou de todo o processo que resultou na Agência, da influência direta do movimento de rádios comunitárias, do Jornal Vias de Fato, de toda uma escuta a partir do I Seminário de Comunicação e Poder no Maranhão.
“Agência é uma frente de trabalho”, resultado de uma longa jornada de mobilização e articulação”, diz o professor, enfatizando uma produção de conteúdo que vai de domingo a domingo e falando também da necessidade de aprofundamento das redes de solidariedade, que este veículo maranhense já tem dentro e fora do Estado.
Quando questionado sobre o que esperar do cenário da comunicação maranhense, para o ano de 2023, o jornalista ressaltou que “o campo da comunicação democrática precisa de mais força e poder de reivindicação”, em relação a gestão de recursos públicos.
Na entrevista foi tratado que a comunicação tem um papel decisivo no funcionamento da democracia, o que se acentua em momentos de crise política, econômica, sanitária, ambiental e social. Desse modo, a comunicação entrega ferramentas para os cidadãos combaterem discursos enganosos e a perpetuação de preconceitos.
(Veja abaixo, em nosso canal do Youtube, o Jornal Tambor com a entrevista completa de Ed Wilson Araújo)