
A Prefeitura de Cururupu promoveu o desligamento em massa de servidores contratados. A decisão é uma das consequências da denúncia feita por um grupo de concursados do município, que participou da edição do programa Dedo de Prosa (Agência Tambor), no dia 9 de julho.
Na ocasião, Tatyana Silva e Djaíson Avelar — aprovados no concurso público vigente — acusaram a gestão municipal de manter servidores temporários em cargos que deveriam ser ocupados por concursados, desrespeitando o princípio da legalidade e ignorando a ordem de classificação.
Nesta semana (16 de julho), por meio de ofício, a prefeitura determinou o desligamento imediato dos servidores contratados, com efeito já a partir do dia seguinte. Segundo o município, a medida atende a uma decisão judicial proferida na Ação Civil Pública nº 0800738-67.2025.8.10.0084, movida pelo Ministério Público do Estado do Maranhão.

O vereador Daniel Louzeiro, que também integra o grupo de denunciantes, afirmou que, diante da decisão judicial, os concursados “aguardam os próximos passos da Prefeitura, já que o MP acatou a denúncia e pediu a descontratação”.
O outro lado
A Agência Tambor está buscando posicionamento oficial da Prefeitura de Cururupu sobre os os próximos passos diante da sua necessidade de pessoal e da decisão do MP. Até o momento não obtivemos resposta, assim que tivermos acesso a posição do órgão, atualizaremos a matéria.
Assista à entrevista completa com Tatyana Silva e Djaíson Avelar, realizada no dia 9 de julho no programa Dedo de Prosa, da Agência Tambor.