O Maranhão é destaque mundial no cenário das competições de beach soccer. Na final da Copa do Mundo-2024, em Dubai, nos Emirados Árabes.
No domingo (25/02), a Seleção Canarinho conquistou o hexacampeonato ao vencer a Itália por 6 a 4, com a participação decisiva dos jogadores maranhenses Datinha e Bobô.
Atletas do Sampaio Corrêa de beach soccer, também foram destaques na seleção.
Do Maranhão para o mundo
O maranhense de Tutóia, Luiz Alberto do Nascimento Braga, o Datinha, que atua como atacante e meio-campista da Seleção Brasileira de beach soccer, venceu a Copa do Mundo de 2017 e de 2024. Esta última com o capitão.
Ele também foi eleito um dos três melhores jogadores do mundo no prêmio Beach Soccer Stars de 2018.
O atleta, que atua no clube russo BSC Kristall, marcou mais de 200 gols em quase 300 partidas pelo time em todas as competições entre 2012 e 2021. Nesse período foi campeão europeu quatro vezes e campeão da Liga Russa por seis vezes.
O outro maranhense Tiago Santos, o Bobô, levou a Luva de Ouro adidas da Copa do Mundo de Beach Soccer.
Bobô, além de grande goleiro, se destaca como um construtor de jogadas. Ele foi o terceiro em assistências na competição. O “Mão de Onça” também é natural de Tutóia. Cidade no Maranhão que tem revelado grandes talentos.
Outros atletas maranhenses
E no esporte, não são apenas os homens que são destaques maranhenses. A jogadora Ariadina Alves Borges, a Ary Borges, natural de São Luís, é a primeira estreante da seleção brasileira feminina a marcar o primeiro em uma Copa do Mundo.
Leia também: Negra Glicia fez história!
Em sua primeira Copa, Ary fez três gols e deu uma assistência contra o Panamá na vitória do Brasil Feminino por 4–0. Repetiu o feito que só as jogadoras como Sissi, Pretinha e Cristiane conquistaram.
Em 2017 e 2018, conquistou pelo Sport o título de campeã do campeonato pernambucano. Pelo Palmeiras, em 2021, levou a Copa Paulista e o vice-campeonato do Brasileiro.
Ary também da Copa América 2022 disputada na Colômbia, fazendo dois gols na campanha do título.