Skip to main content

Bolsonaro vetou reajuste de 5 bilhões para alimentação escolar

Para muitas crianças e adolescentes, a refeição que recebem na escola é a mais importante do dia, quando não é a única – Fonte: Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro vetou, em agosto deste ano, a emenda parlamentar à Lei de Diretrizes Orçamentárias que prevê o reajuste de 34% ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE. A emenda destinaria pelo menos, 5,53 bilhões de reais à alimentação de alunos.

O veto ameaça a alimentação escolar no Brasil. Para falar sobre o assunto, o Jornal Tambor de quinta-feira (20/10) entrevistou Maria da Conceição de Almeida Ferreira (Concita da Pindobá) e Ribamar Araújo. Concita é Secretária Geral do Conselho de Segurança Alimentar do Maranhão (CONSEA-MA). E Ribamar é membro fundador da Ação da Cidadania e do INESC(Instituto Nacional e Estudos Socioeconômicos)

(Veja, no final desse texto, essa edição do Jornal Tambor,com a entrevista de Concita da Pindobá e Ribamar Araújo)

O PNAE é um dos maiores programas de alimentação escolar do mundo, responsável por beneficiar mais de 40 milhões de alunos. Ribamar falou que esse programa “é essencial na garantia da segurança alimentar dentro do ambiente escolar” e que é preciso “derrubar o veto para promover o reajuste”.

Para Concita essa ação do governo acaba comprometendo, não somente o rendimento escolar do aluno, como também promove o aumento da insegurança alimentar. “Nós sabemos que muitas crianças só tem a alimentação da escola e se essa oferta é negada, automaticamente, essa fome aumenta. É que o acontece agora”

A secretária frisou ainda que a ausência desses recursos destinados ao PNAE acaba “desvalorizando o agricultor familiar”, que passa a vender seus produtos por um percentual de compra bem menor. Além disso, prejudica a qualidade dos alimentos. “ São muitos os prejuízos que acontecem e poderão acontecer, se a gente não conseguir derrubar o veto”, complementou.

Ribamar lembrou, que um ato a favor da derrubada do veto irá acontecer no próximo dia 21 de outubro, na Escola Modelo Benedito Leite, no Centro de São Luís. O ato é uma organização CONSEA-MA, Ação da Cidadania e do Fórum Maranhense de Segurança Alimentar.

(Veja abaixo, em nosso canal do Youtube, o Jornal Tambor com a entrevista completa de Concita da Pindobá e Ribamar Araújo)

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados