Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
28/02/2020
Jaquileude Araújo Martins e Jamile Mondego conversaram no Radiojornal Tambor, nesta sexta-feira (28), sobre o assédio sexual que acontece nas universidades.
As entrevistadas são estudantes do curso de Estudos Africanos e Afro-brasileiros da Universidade Federal do Maranhão e contaram sobre a Semana Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (Seafro), que terá uma programação com temáticas de combate à assédios nas instituições superiores, aproveitando para tratar sobre o assunto depois de diversos relatos de estudantes da UFMA.
Elas ressaltaram a importância de se abordar o tema nas universidades, para que as mulheres não se sintam mais reprimidas em conversar sobre essas situações de violências.
“Na minha opinião, existem duas etapas no processo de combate ao assédio, o da informação, antes do ato acontecer; mas também o processo de luta com a legislação, quando acontece e temos que exigir que as leis sejam cumpridas.”, destacou Jamile Mondego.
Jaquileude Araújo explicou que esse é um processo que já acontece há muito tempo e a cada dia é preciso pontuar e prevenir para que não aconteça com outras mulheres.
“As pessoas tendem a menosprezar o que a mulher está falando. E isso faz ela achar que não tem voz e se sentir culpada e constrangida pela situação”, disse ela.
Confira a entrevista completa em nosso TamborCast: