As pessoas que gostam de futebol na cidade de São Luís do Maranhão e torcem pelos times locais estão de olho no jogo que acontece domingo, 3 de setembro, às 17h30, na cidade de Fortaleza, pelas quartas de final da Série D do campeonato brasileiro.
O Maranhão Atlético Clube (MAC) joga contra o Ferroviário do Ceará. Quem vencer sobe para a terceira divisão em 2024, sobe para Série C.
Se o jogo empatar, o acesso vai ser decidido nos pênaltis. Este confronto – cercado de tradição – será no Estádio Presidente Vargas, conhecido como PV, fundado em 1941 e de propriedade da prefeitura de Fortaleza.
Leia Também: Greve de prefeitos é completamente ilegal
MAC e Ferroviário estão entre os antigos times da região, considerados grandes no futebol de suas cidades. O MAC foi fundado em 1932 e já foi campeão maranhense 16 vezes. O Ferroviário é um ano mais novo que seu adversário de domingo, nasceu em 1933 e conquistou nove vezes o campeonato cearense.
E em busca do tão sonhado acesso à Série C, o MAC tem o desafio de vencer o melhor da Série D deste ano. Ao longo das primeiras fases da competição, o Ferroviário foi o time que somou mais pontos e está invicto, com treze vitórias e seis empates.
Assim como o Ferroviário na cidade de Fortaleza, o MAC tem a terceira torcida de São Luís. No entanto, diante de desafio tão importante, as torcidas dos dois rivais históricos (Sampaio Corrêa e Moto Clube) vão torcer pelo MAC.
Demolidor de cartazes
No domingo passado, MAC e Ferroviário jogaram em São Luís, no Estádio Castelão, na primeira partida dessa mesma quartas de final.
O MAC chegou a sair na frente, com um gol de Ronald Camarão, aos 30 minutos do primeiro tempo, mas a equipe maranhense não resistiu e acabou cedendo o empate ao time cearense.
Na primeira fase dessa mesma Série D de 2023, MAC e Ferroviário já havia se enfrentado outras duas vezes, com um empate de 1 a 1 em São Luís e uma vitória do Ferroviário, em Fortaleza, por 3 a 1.
Agora, em favor do MAC, tem quase uma lenda. O clube é conhecido na cidade São Luís como o Demolidor de Cartazes. Ao longo de sua história, são vários casos de vitórias sobre adversários tidos como mais poderosos.
Neste ano de 2023, por exemplo, o MAC conquistou campeonato maranhense superando o favoritismo do Sampaio Corrêa, time que está na Série B. O rival maranhense, mundialmente conhecido como Bolívia Querida, esperava muito vencer o estadual neste ano, quando completou cem anos de fundação.
Para o jogo de domingo, o MAC deverá ter força máxima. O zagueiro Maicon e os volantes Cavi e Vander, que estavam suspensos, estão à disposição do técnico Zé Augusto. Te cuida Ferroviário!