Skip to main content

Sindedução denuncia negligência na Educação de Jovens e Adultos em São Luís

Foto: Divulgação

Cerca de 20 escolas, voltadas para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), foram fechadas pela prefeitura de São Luís, ao longo dos anos de 2020 e 2022.

Esta informação é parte da denúncia feita pelo Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Pública Municipal de São Luís (Sindeducação).

Segundo a denúncia do sindicato, a prefeitura não estaria dando a atenção necessária para o EJA.

O programa é implementado no Brasil por estados e municípios e orientadao pelo Ministério da Educação, que define suas diretrizes.

Para falar sobre o assunto, o Jornal Tambor de quinta-feira (08/02) entrevistou Ana Paula Martins e Helen Luce Cardoso.

Ana é professora da Educação de Jovens e Adultos de São Luís e integra a Direção do Sindeducação. Helen é mãe de João e Beatriz, graduada em pedagogia e direito e pós-graduada em psicopedagogia.

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Paula Martins e Helen Luce Cardoso)

A diretora do Sindeducação disse que a diminuição do quantitativo de unidades escolares voltadas para o EJA, prejudica a educação de milhares de jovens, adultos e idosos que dependem desse ensino para concluir os seus estudos.

Ela destacou que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está exigindo, no mínimo, dez alunos por sala para funcionar. O fato pode ocasionar o fechamento de escolas.

A sindicalista fala que a medida é excludente e também não justifica a suspensão das aulas, que foram iniciadas no dia 29 de janeiro. Helen diz que a situação do EJA é lamentável e um completo descaso educacional.

Ao final, Ana Paula falou que o Sindeducação entrou em contato para marcar uma reunião com a Semed.

A diretora do sindicato reforçou que é necessário que o prefeito Eduardo Braide se pronuncie.

Leia também: Apruma entrega pauta de reivindicações para Fernando Carvalho

O outro lado

A Agência Tambor entrou em contato com a prefeitura de São Luís, para saber a versão do poder executivo do município sobre as denúncias.

Leia abaixo a Nota da prefeitura de São Luís:

NOTA | SEMED

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que não houve redução de escolas que atendem a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na atual gestão.

A Semed informa, ainda, que possui 57 escolas municipais com a oferta da EJA, e que em 2023 registrou 4.010 estudantes matriculados na modalidade, incluindo o atendimento em ambiente hospitalar de 161 estudantes, por meio do Programa Classe Hospitalar.

Desta forma, destacamos como improcedente e infundada a afirmação de fechamento de escolas na modalidade EJA, na Rede Municipal de Ensino de São Luís.

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Paula Martins e Helen Luce Cardoso)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados