A I Jornada de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas (I JESPPE), acontecerá de 24 à 26 de maio, no Auditório da Reitoria na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a partir das 9h.
Este evento científico é promovido pelo Grupo de Estudos de Pesquisas sobre Políticas Públicas de Educação (GEPPE) e o Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais (OPPLS) da UFMA.
Ele reunirá docentes, discentes e profissionais da educação da rede pública e de movimentos sociais interessados no estudo das políticas educacionais, em seus diversos recortes.
Para falar sobre a Jornada, o Jornal Tambor de terça-feira (23/05) ouviu Cacilda Rodrigues Cavalcanti. Ela é professora da UFMA, doutora em Educação e coordena os dois grupos que promovem o evento.
(Veja, ao final deste texto, a edição do Jornal Tambor com a entrevista de Cacilda Rodrigues Cavalcanti)
De acordo com a professora, o objetivo da Jornada é aprofundar o debate sobre o avanço das políticas públicas educacionais. Ela afirmou que é importante discutir sobre a educação, por meio de pesquisas desenvolvidas por especialistas do campo da política educacional.
Leia também: PL das Fake News! Professor diz que Big Techs se preocupam com perda de lucros
“Nós vamos colocar em debate quatro campos fundamentais. O primeiro é a política de financiamento da educação básica e superior, a política curricular; as políticas de formação de professores; e vamos discutir as políticas de educação no campo”, ressaltou Cacilda Cavalcanti.
Ela também destacou que há diversos desafios na educação. A professora lembrou que a UFMA, além de ter sofrido com o desmonte do governo federal anterior, “sofreu um desmonte interno” e por isto a importância da I JESPPE.
“A UFMA está muito reduzida a transmissão de informação de conteúdo. Nós temos um grande desafio na educação superior”, afirmou a professora.
A programação completa da I JESPPE:
https://drive.google.com/file/d/1nfMFwy6kuD9yKJ7K8_aMQ_2XjIVHoYtf/view?usp=drivesdk
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Cacilda Rodrigues Cavalcanti)