No dia 18 de julho será realizada a consulta prévia para a escolha do futuro reitor ou reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O processo é marcado pelo autoritarismo, total falta de democracia, feito quase que às escondidas.
O que deveria ser uma eleição para escolha da direção de uma importante universidade pública brasileira, lembra os métodos da República Velha, marcada pelo coronelismo oligárquico.
O debate promovido pela Apruma, no último dia 12 de julho, às 16 horas, no auditório do prédio Paulo Freire, foi uma iniciativa no sentido de estimular a necessária democracia na UFMA. E o candidato a reitor, Fernando Carvalho, foi o único ausente.
Fernando Carvalho foi informado e convidado com antecedência. Mas alegou que tinha outros compromissos e não poderia comparecer ao evento. Carvalho é o candidato do atual reitor da UFMA, Natalino Salgado, conhecido pelo autoritarismo.
Leia também: Eleição na UFMA! Agência Tambor e Rádios comunitárias transmitem debate promovido pela Apruma
Sem a presença do candidato da oligarquia na UFMA, do grupo que esteve junto com Jair Bolsonaro e sua cloroquina, o debate reuniu a candidata Isabel Ibarra e os candidatos Luciano Façanha e Wener Miranda.
Foram mais de duas horas em que os candidatos tiveram a oportunidade de debater ideias, discutir soluções para os problemas enfrentados pela instituição e discorrer sobre suas metas, ações, programas e aplicação de recursos, caso seja eleito ou eleita para o cargo que postulam.
O presidente da Apruma, Bartolomeu Mendonça, ao recepcionar os candidatos, ressaltou a importância do debate nesse momento em que a entidade comemora 45 anos de fundação.
Em sua fala inicial, Bartolomeu lamentou o desinteresse da TV UFMA e da Rádio Universidade em retransmitir o debate. Na verdade, esses dois veículos deveriam organizar um debate, mas estão dentro do processo que visa esconder a disputa.
Além do evento presencial, o debate teve transmissão ao vivo pelo canal no YouTube da Apruma, com retransmissão pela Agência Tambor e cerca de 20 rádios FM filiadas à Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço) no Maranhão.
A consulta prévia à comunidade universitária para a indicação de nomes aos cargos de reitor(a) e vice-reitor(a), para o quadriênio 2023-2027, será realizada dia 18 de julho (terça-feira), das 8h às 22h, através de plataforma eletrônica.
Após a consulta prévia forma-se uma lista tríplice (pela ordem de votação) que será encaminhada ao Ministério da Educação. Instância que vai escolher qual dos nomes componentes da lista será o(a) próximo(a) reitor(a).