Skip to main content

Conquistas! Ministra Anielle Franco inaugura centro e lança programa em São Luís

Foto: Divulgação

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, veio à São Luís para a abertura do Centro de Referência da Mulher Negra Ana Sílvia Cantanhede. Inaugurado na segunda-feira, 31 de julho, é o primeiro Centro voltado à mulher negra no Nordeste.

O espaço oferece serviços para o amparo e desenvolvimento de mulheres negras, como atendimento psicológico, jurídico e cursos profissionalizantes.

Leia também: Sociedade faz cobranças para ministra Anielle Franco

Ademas Galvão é atual diretora do Centro de Referência da Mulher Negra Ana Sílvia Cantanhede. E Maria da Conceição Cantanhede é a atual vice-diretora. Ela é irmã de Ana Sílvia, homenageada com o nome do espaço.

Ana Silva Cantanhede, faleceu em 2000, foi uma das fundadoras do Grupo de Mulheres Mãe Andreza, defensora dos direitos das mulheres e militante no movimento negro no Maranhão.

Marielle Franco foi homenageada com seu nome na área de vivência do Centro. A militante, mulher negra, vereadora, irmã da ministra Anielle Franco, foi assassinada em março de 2018.

 Foto: Danielle Louise/Agência Tambor

Programa Caminhos Amefricanos

A ministra Anielle Franco também participou do lançamento do projeto “Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul”. O evento aconteceu no Palácio Cristo Rei da Universidade Federal do Maranhão, em São Luís.

Este programa é desenvolvido pelo Ministério da Igualdade Racial em parceria com o Ministério da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O projeto foca em estudantes negros de cursos de licenciaturas de Instituições de Ensino Superior públicas e também profissionais da educação negros que atuem na Educação Básica das redes públicas de ensino.

Em seu primeiro ano, o “Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul” (agosto/2023 a julho/2024), terão intercâmbios com os países de Moçambique, Cabo Verde e Colômbia.

“É um encontro muito potente”, disse a ministra Anielle Franco. “A educação é o nosso maior potencial para salvar esse país. Eu não acredito nem quero aceitar mais nenhum retrocesso. Não só na educação, mas no direito das populações negras, LGBTQIAP+, quilombolas e indígenas”, completou ela.

Foto: Divulgação
Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Ana Carmen

Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes.
link do site oficial

Jadson

Oii estava navegando em seu blog e encontrei diversos artigos interessante como este. Receita de bolo de chocolate


2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados