Nesta quinta (28/09), um grupo com cerca de 40 estudantes de vários cursos da Universidade Federal do Maranhão e, entre eles, residentes da Casa dos Estudantes, localizada no Campus do Bacanga, ocuparam a Reitoria da UFMA para reivindicar melhorias estruturais na casa.
“Há dez anos, os estudantes foram pra rua dizer para Natalino tirar a mão da Casa do Estudante, que hoje foi construída depois de muita luta e greve de fome. Hoje a gente se encontra aqui acorrentada pra gente conseguir viver com dignidade”, aponta Amanda Furquim, do curso de Teatro, que está acorrentada às grades da Reitoria da universidade.
Leia também: Estudantes denunciam atual gestão da UFMA
Entre os problemas reivindicados pelos estudantes está a falta de acessibilidade, alimentos estragados e móveis sucateados, precariedade de prédios da universidade, melhorias no restaurante universitário, iluminação noturna na Universidade, creche universitária, superlotação do transporte coletivo, entre outros. “A casa não tem a estrutura de uma casa, tanto que não tem saída de emergência, já que todas as salas possuem grades, não tem segurança e a gente quer saber onde foi parar toda a verba que é destinada a UFMA e não chega para as melhorias”, conta Patrícia Pinto, do curso de Filosofia.
A APRUMA – Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional soma-se ao movimento estudantil e ainda recorda que a conquista da Residência Estudantil foi fruto de muita luta no passado. “Cada direito conquistado dentro da Universidade é com muita luta e saibam que vocês têm todo o apoio do Sindicato dos Professores da Universidade: a APRUMA”, ressaltou o presidente da APRUMA – Ssind., prof Bartolomeu Mendonça.
Com informações Apruma.org.br