A Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (APRUMA), seção sindical do ANDES-SN, terá uma mulher negra presidindo o sindicato.
Eleita com 265 votos, pela chapa “Democracia, Mobilização e Luta”, a professora Ilse Gomes Silva assume o cargo para o biênio 2023/2025.
Esta gestão será marcada pela representatividade na direção do sindicato e pelo fortalecimento da luta por uma universidade pública democrática, gratuita e socialmente referenciada.
Leia também: Nova presidenta da APRUMA reforça compromisso com educação pública e gratuita
Para falar sobre esse assunto o Jornal Tambor de terça-feira (28/11) entrevistou a nova presidenta da APRUMA. Ilse é do departamento de Sociologia e Antropologia e da UFMA, e também professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Ilse Gomes)
Segundo a presidenta, a nova gestão terá vários desafios, entre eles, o fortalecimento da mobilização dos filiados para participação ativa no sindicato. Além de chamar os professores para junto da entidade.
Ilse reforçou o compromisso em realizar uma gestão democrática, transparente e representativa.
Ela falou que é essencial que toda a comunidade acadêmica esteja organizada para enfrentar o autoritarismo presente na gestão da UFMA.
A presidenta do sindicato disse que “a gente não pode ter práticas antidemocráticas em nossa universidade.” Ela destacou que em sua gestão serão priorizadas demandas que tenham o compromisso com o bem estar da comunidade acadêmica.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Ilse Gomes)