A Conferência Estadual de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (Confeaf) vai acontecer no próximo dia 27 de julho, em São Luís.
O evento será organizado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), com objetivo de debater sobre estratégias efetivas no combate à fome e a insegurança alimentar, através da agricultura familiar no Maranhão.
Para falar sobre essa questão, o Jornal Tambor de segunda-feira (19/06) entrevistou Ricarte Almeida Santos, Secretário Adjunto de Agricultura Familiar – SAF.
(Veja, ao final deste texto, a entrevista de Ricarte Almeida Santos)
Na entrevista foi lembrado que o Maranhão é hoje um dos estados brasileiros que mais exporta grãos. E é também uma região onde, historicamente, se concentra um elevado índice de pessoas vivendo em insegurança alimentar e fome. Se o agronegócio mexe no Produto Interno Bruto (PIB) do país, ele não garante alimentos na mesa.
Leia Também: Combate à fome! Bira do Pindaré participa de evento internacional tratando de agricultura familiar
Segundo o secretário, a conferência será um espaço importante para que a sociedade civil e gestores públicos formulem juntos propostas de políticas públicas na área da agricultura familiar. Ele explicou que o evento é o retorno de um processo de participação social, “que foi interrompido após o golpe de 2016”
Ricarte enfatizou que a agricultura familiar é um modelo de desenvolvimento “É um instrumento de direitos humanos, de geração de trabalho, renda e alimentos saudáveis na mesa”, afirmou o secretário adjunto da SAF.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Ricarte Almeida Santos)