Skip to main content

Porto Grande! Comunidade denuncia ação de empresa

Foto: Reprodução

A comunidade do Porto Grande, na zona rural de São Luís, denuncia que a empresa OPS Open Service estaria realizando uma série de manobras para se apossar de suas terras, do porto local e dos recursos locais. 

O morador Cosmo de Jesus Pereira disse que a última manobra da empresa foi a instalação de um portão proibindo o acesso dos moradores ao Porto Grande. 

“Somos uma comunidade formada em sua maioria por pescadores. Vivemos da pesca. E, os que são aposentados utilizam a pesca para complementar a sua renda”, relatou. 

Cosmo narrou que os donos da empresa chegaram ao local prometendo ‘mundos e fundos’. “Era tudo enganação. Eles prometeram emprego e renda, a titulação de nossas terras e cursos de manutenção de pequenas e médias embarcações entre outras coisas”, citou.

Na verdade – diz Cosmo – “agora percebemos que a OPS Open Service deu um golpe surpreendente e reivindicou a propriedade de toda a área do Porto Grande na Superintendência de Patrimônio da União, inclusive com o apoio da Associação de Moradores”.

Ele disse ainda que os moradores já fizeram um abaixo assinado com mais de 400 assinaturas para denunciar essa manobra. 

A população espera contar com o apoio dos movimentos sociais para que não ocorra o mesmo que aconteceu com os moradores da comunidade do Cajueiro. 

“Vimos a Polícia Militar derrubar casas, mulheres grávidas sendo agredidas e moradores sem ter para onde ir”,  relatou ele.

Leia também: Obra da Canopus segue massacrando comunidade da Raposa

Como também ressaltou que a polícia “só permite o acesso ao porto daqueles que foram cadastrados pela empresa alegando que havia contrabando e tráfico de drogas, o que nunca foi comprovado”. 

No relato dos moradores, a empresa conta com o aparato de segurança. “Sabemos que estamos lutando com um grupo forte. A nossa comunidade está se unindo para resistir. Vamos lutar por nossas terras na esperança de que a justiça prevaleça”, afirmou Cosmo.

O outro lado

A Agência Tambor enviou mensagem para a empresa OPS Open Service, por meio do e-mail: [email protected]. Veja a baixo a nota enviada pela empresa:

Em face das informações que estão sendo recentemente divulgadas a Empresa OPS
(OPEN PORT SERVICE), vem a público esclarecer que não procede a informação de que os
pescadores da Comunidade do Porto Grande estejam impedidos de terem acesso ao Porto.
A empresa informa que recentemente aconteceu uma operação realizada pela
Marinha para a retirada de embarcações pertencente a empresários que estariam usando o local
de forma ilegal.

A empresa informa ainda que atua apenas na segurança da portaria do imóvel e
que a mesma está aberta à comunidade, em especial os pescadores locais. Afirma por fim que
desenvolve ações de cunho social na comunidade e que está aberta à diálogos com a mesma.

OPS
07/04/2024

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados