Foi feita uma denúncia tratando de compra ilegal de terras e crimes ambientais, no município de Morros, no Maranhão.
O denunciante é Roberval Costa. Ele diz que sua vida está ameaçada e tem sofrido constantes ameaças de morte.
Roberval Costa é guarda municipal e antigo militante das Comunidade Eclesiais de Base (CEB’s).
As terras citadas por Roberval seriam em áreas de assentamentos. Segundo ele, “os negócios são ilegais, feitos para a construção de empreendimentos empresariais”.
O militante das CEB’s falou que já denunciou essas irregularidades e ameaças na Delegacia Agrária; nas delegacias de Rosário e de Morros; em uma Audiência Pública na Comissão de Meio Ambiente e Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa do Maranhão e no Ministério Público de Morros.
“Nada foi feito até agora. Vivo um pesadelo. Já não durmo mais em minha casa. Ando com seguranças por mim contratados e mesmo assim as ameaças e intimidações não param”, disse ele.
Roberval afirma que uma pessoa (que ele sabe a identidade) já invadiu o seu sítio para filmar sua família. E que seu assassinato já teria sido arquitetado.
Leia também: As guerras rurais no Maranhão!
Ele também já encaminhou denúncia para Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema); para a Secretaria de Meio Ambiente de Morros; para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); e para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Também foi entregue na Prefeitura de Morros um abaixo assinado da Comunidade de Mato Grosso.
Roberval Costa garante que os empresários estariam destruindo tudo. “O riacho tá morrendo. Eles compraram terrenos de forma irregular de posseiros, cuja área está em nome da Associação dos Moradores do Povoado de Mato Grosso, para implantação de banhos”, afirmou.