O Conselho Indigenista Missionário, regional Maranhão (CIMI-MA), realizará a Semana dos Povos Indígenas 2024, com o tema “Casa Comum – Todas e todos parentes”, de 15 a 19 de abril, das 14h às 17h.
O evento acontecerá na sede do CIMI, na Rua do Pespontão, Centro e propõe um momento de partilha de experiências e conhecimentos sobre os povos indígenas do Maranhão e do Brasil. Além de tratar sobre a conjuntura, protagonismos e desafios para os povos originários atualmente.
A indigenista, integrante do CIMI-MA, Madalena Borges destacou que a Semana dos Povos Indígenas desdobra aspectos da campanha da fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)(cujo tema deste ano é “Fraternidade Social”) para a pastoral em defesa dos povos indígenas.
Ela também ressaltou que o CIMI propôs o tema com “o objetivo da fraternidade na casa Comum e da esperança como razão da nossa presença pastoral”.
“A semana dos Povos Indígenas chama atenção para o desequilíbrio jurídico, político, social que, desde a conquista desses povos, tem asfixiado suas vidas. O sistema socioeconômico e o sistema político ameaçam ‘ilegalmente’ não só o Bem Viver dos Povos, mas o conjunto da humanidade”, afirmou Madalena.
Leia também: Comunidade Argola e Tambor cobra prefeitura de São Luís
Além disso, a integrante do CIMI-MA afirmou que o evento irá propor várias reflexões, da fraternidade, da solidariedade, da radicalidade e da esperança como testemunho da vida, denúncia profética (situações de indignidade). E também transformação comunitária e social.