Skip to main content

Treinador do MAC está dando um bom exemplo no futebol

Maranhão conquista título da Série B do Maranhense diante do Chapadinha, no Nhozinho Santos | Foto: Foto: Raillen Martins/Ascom Mac

O fato ocorreu no futebol maranhense e serve de exemplo para todos, inclusive para milionários e deslumbrados da bola. O treinador do Maranhão Atlético Clube (MAC), Zé Augusto, recusou uma proposta para deixar o clube e ganhar o dobro do seu salário atual, no futebol cearense.

O convite veio do tradicional Ferroviário do Ceará, que é exatamente o adversário do MAC, na primeira fase Copa do Brasil.

Segundo o jornal O Povo, da cidade de Fortaleza, Zé Augusto “contou que não seria positivo largar o clube à beira de uma competição depois de tudo que viveu lá”.

Após a investida do clube cearense, Zé Augusto agradeceu e decidiu permanecer onde estava.

Continuidade

O MAC, o famoso Demolidor de Cartazes, é um dos três times de maior tradição no futebol maranhense, com 15 títulos estaduais conquistados.

Em 2022, o MAC vivia um momento terrível, pois havia sido rebaixado para Série B do campeonato maranhense. Ali começa o trabalho de Zé Augusto.

Sob o comando do seu atual treinador, o time maqueano conquistou a segunda divisão do maranhense e voltou para o lugar de onde não deveria ter saído.

Depois dessa primeira conquista, a diretoria do MAC e o técnico se acertaram para mais uma temporada e os resultados apareceram.

Já em 2023, o MAC conquistou o título de campeão estadual. Derrotou o favorito Sampaio Corrêa na final do 1º turno, nos pênaltis. E derrotou o Moto Club, na final do campeonato, também na cobrança de pênaltis.

Com a taça de Campeão Maranhense, título que não conquistava há dez anos, o MAC garantiu vaga na Série D de 2023. E também teve vaga para a Copa do Nordeste e Copa do Brasil de 2024.

Na Série D do ano passado, Zé Augusto quase levou o MAC a subir de divisão, no campeonato brasileiro. Perdeu a vaga para o mesmo Ferroviário do Ceará, nos pênaltis.

Técnico Zé Augusto | Foto: Arquivo pessoal

Em sua terra natal

José Augusto Freitas Sousa, o Zé Augusto, nasceu em São Luís do Maranhão, no dia 2 de agosto de 1978, Ele é ex-jogador de futebol, que atuava no meio-campo.

Como treinador, Zé Augusto trabalhou apenas no futebol maranhense. Começou em divisões de base, chegou a ser auxiliar técnico do Sampaio Corrêa, dirigindo depois os profissionais do IAPE (São Luís), Juventude (São Mateus) e Moto Clube, antes de chegar ao MAC.

E neste ano de 2024, o trabalho de Zé Augusto continua dando resultado. O time maqueno já assumiu a liderança isolada do Campeonato Estadual, já vencendo o rival Sampaio Corrêa por sonoros três a zero.

Nas estreia da Copa do Nordeste, jogando fora de casa contra o ABC de Natal, cedeu um empate, no final do jogo (2 X 2).

E ao recusar a proposta de abandonar o barco maqueano indo para o badalado futebol cearense, Zé Augusto fez um gol de placa.

Mostrou ao dito mercado da bola que tem compromisso e ética, artigos raros… E mostra que é um profissional útil pra quem sabe trabalhar em cima de projetos de médio e longo prazo.

Leia também: São Luís! Sindicato dos Bancários trabalha contra fechamento de agências do Itaú

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados