Entre os dias 17 e 18 de setembro o Projeto Memória Lélia Gonzalez realizou em São Luís a exposição e o seminário “Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas”. A capital maranhense é a terceira cidade a receber as atividades e o evento aconteceu no Convento da Mercês.
Leia também: Anacleta Pires da Silva: Líder quilombola deixa um legado em favor da vida
No primeiro dia, durante o seminário, foi realizado o debate “Pensamento Decolonial de Lélia Gonzalez e sua Contribuição para a Educação”, abordando como as ideias da intelectual influenciaram, na prática, a construção de uma educação mais inclusiva e consciente. Além de debates com as pessoas presentes.
A exposição conta com 18 paineis históricos que registram a vida e a obra da escritora e ficará aberta à visitação do público por 30 dias, na Galeria Dila – Convento das Mercês. A entrada é gratuita.
Projeto Memória
O Projeto Memória é uma homenagem aos 90 anos do nascimento e 30 anos do falecimento de Lélia Gonzalez. Ele resgata vida e obra da escritora e ativista em uma série de atividades itinerantes que passará por sete capitais brasileiras, que incluiu São Luís, até agosto de 2025.
A iniciativa é da Fundação Banco do Brasil, produzida pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura.