Após a repercussão positiva do concerto “Temas Nordestinos”, realizado no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís, a Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale já prepara um novo projeto, o “Orquestra na Praça”.
O regente da Orquestra, Edson Cosmos, adiantou que a ideia é levar a partir do mês de agosto deste ano de 2023 o concerto “Temas Nordestinos” para algumas praças da cidade de São Luís.
“Estamos fazendo toda a articulação do projeto, definindo datas e locais. Em breve divulgaremos o calendário de apresentações no Instagram da Orquestra”, adiantou.
Edson Cosmos destacou ainda que a orquestra nasceu do desejo de compartilhar música e aproximar o público da música erudita ou da música de concerto, diminuindo assim a distância entre o público e a orquestra.
Leia Também: Ganhe livros e participe do Fundo de Apoio ao jornalismo no Maranhão
Para atingir esse objetivo a orquestra pensou nos concertos temáticos, como o Temas Nordestinos, com músicas com essa temática de compositores eruditos e compositores populares. “Um dos grandes momentos desse concerto é a música Suíte das Toadas, que é um grande apelo do público e que foi arranjada para que todos os instrumentos da orquestra se encaixem e soem. E, cada sotaque seja muito bem representado”, assinalou o regente.
O concerto “Temas Nordestinos” traz ainda obras de João do Vale, Carlinhos Veloz, Donato Alves, Chagas, Chico Coimbra, Ernani Aguiar, Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Boi da Maioba, Boi de Axixá, Raimundo Makarra, dentre outros.