O cantor e compositor César Nascimento lançará no dia 1° de junho, em todas as plataformas digitais, seu novo álbum “É pra São João”. Será o 14º da carreira.
O trabalho é composto por nove faixas, gravadas no Estúdio Chalezinho Amarelo, em Petrópolis (RJ). O repertório do disco expressa a diversidade rítmica do período de festa junina maranhense.
Para falar sobre o disco, o Jornal Tambor de sexta-feira (26/05), entrevistou o artista. César é autor de músicas conhecidas, como Ilha Maguinética, Maguinha do Sá Viana e Reggae Sanfonado.
(Veja, ao final deste texto, a edição do Jornal Tambor com a entrevista de César Nascimento)
Algumas das músicas que compõem o álbum são: Vem Pro Terreiro (César Nascimento/Renata Gaspar); o forró É Pra São João (César Nascimento/Marinaldo Marques); a toada Caboclo de Pena (César Nascimento); entre outras.
Segundo o cantor, esse é seu primeiro trabalho direcionado “para a temporada junina”. Ele buscou mostrar a identidade da cultura maranhense, por meio das músicas.
Leia também: Futebol! Jornalista maranhense relaciona racismo a extrema direita
“O Maranhão tem uma efervescência rítmica muito grande e para um compositor isso é uma fonte de inspiração fantástica. É muito bonito de ver e vai me inspirando nas minhas composições”, ressaltou César Nascimento.
Recentemente, o compositor lançou o EPedra! voltado ao ritmo jamaicano misturado ao sotaque maranhense.
Além deste EP, lançou mais um álbum virtual nas plataformas; e também oito CDs, dois DVDs e dois LPs.
Outras obras
César lançou outras faixas gravadas em coletâneas, como Mururu, do LP Segunda de Arte (1992); Gavião Vadio, composição de Nicéas Drumond e Cecílio, interpretada com Betto Pereira no LP Maio Oito Meia (2017); e João do Vale, Minha Homenagem, do LP Vinil & Poesia – Vol.01 (2020).
O CD/DVD Violão de Coreiro, composição de César Nascimento, de 2018, é considerado pela crítica especializada como uma obra prima da carreira do artista.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de César Nascimento)