Parceria do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Associação do Assentamento Irmã Dorothy oferece aulas de música aos ‘sem terrinha’. Com o lema “Terra, Arte e Pão”.
Implantado inicialmente nas escolas Salete Moreno e Maria Aragão, o curso é oferecido às crianças nas escolas do campo do Assentamento Cristina Alves, no município maranhense de Itapecuru Mirim. E reforça o papel lúdico e educativo da música.
O projeto permitiu ainda a aquisição de instrumentos como flautas e violões para as escolas, por meio do acesso a recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG).
O professor do Curso de Música da Uema, João Matos Neto, ressalta que o projeto Música nos Assentamentos propicia às crianças aulas de violão e flauta doce.
“Futuramente, vamos ter algumas oficinas de construção de instrumentos também, utilizando materiais recicláveis e da natureza. A gente vai utilizar nossos saberes na teoria musical para engrandecer a cultura que já faz sentido para eles”, disse o professor.
O MST propõe promover qualidade nas escolas e na educação do Maranhão e aposta na defesa do acesso ao lazer e à cultura no campo. O projeto Música nos Assentamentos vem nesse sentido de ofertar, mas também chamar atenção para as lacunas deixadas pelo Estado.
Leia também: Vânia do MST! “É preciso luta e mobilização contra uma lei criminosa”
“As crianças daqui não têm essa oportunidade de frequentar uma escola de música e os projetos da Secretaria de Educação do Maranhão não conseguem chegar ao campo. Para a gente foi uma grande conquista. Estamos esperançosos que dê certo. As crianças estão todas animadas”, explicou a educadora popular do MST Regina Costa,
Com informações MST e Brasil de Fato