Na quarta-feira, dia 21 de junho, Vladimir Safatle deu uma entrevista ao Jornal Tambor. Safatle é filósofo, escritor e professor da Universidade de São Paulo (USP). Ele veio a São Luís participar do XVII Encontro Humanístico do Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFMA.
O encontro aconteceu no Auditório Setorial do CCH. Durante o evento, ele fez uma palestra e lançou o livro “Em um com o impulso”.
(Veja, ao final deste texto, a edição completa do Jornal Tambor com a entrevista de Vladimir Safatle)
Safatle começou a entrevista falando sobre o tema do Encontro Humanístico, que tratou de “Ciências, Humanidades e Reconstrução Democrática”.
Em seguida, ele respondeu algumas perguntas sobre o papel da comunicação social, no processo de luta democrática no Brasil, onde abandonou também os processos de silenciamento e agendamento na sociedade.
Leia Também: Pureza Loyola segue reconhecida por sua luta contra o trabalho escravo
O escritor disse que seu livro é o primeiro volume de uma trilogia, a obra é uma articulação sobre as relações entre experiências estética e emancipação social, que propõe uma reflexão sobre a consolidação da autonomia estética.
Ao explicar o sentido de debater o tema do seu no livro, no Brasil de hoje, Safatle indagou sobre o que acontece quando as sociedades têm essa limitação tão brutal da imaginação social.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Vladimir Safatle)