O documentário “O arquiteto de sonhos” tem confirmada a sua primeira exibição para a 46ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, que vai acontecer de 09 e 16 de junho deste ano de 2023, em São Luís. O local, o dia e o horário ainda vão ser confirmados.
Com direção de Francisco Colombo, o documentário narra a história e o trabalho do engenheiro e mestre em Desenvolvimento Urbano Luiz Phelipe de Carvalho Castro Andrès.
Colombo revelou que o filme foi uma experiência muito emocionante, rica e gratificante. “O Luiz Phelipe, um mineiro de Juiz de Fora, teve uma vida dedicada aos trabalhos sucessivos de projetos de restauração nosso patrimônio arquitetônico colonial”, lembrou.
Luiz Phelipe participou de trabalho que culminou com a conquista de São Luís, em 1997, do título de Patrimônio Mundial da Humanidade concedido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Veja também: Praça Deodoro! Agência do Banco do Brasil em São Luís é alvo de protestos
“Ele (Luiz Phelipe) teve também uma vida dedicada aos estudos das embarcações tradicionais do Maranhão. Primeiro, catalogando. Depois, com a implementação do Estaleiro Escola, no Sítio do Tamancão, em São Luís”, disse Colombo.
No local, Luiz Phelipe desenvolveu diversos projetos de cursos de capacitação profissional, como a construção de embarcações artesanais, educação ambiental, marcenaria, agente de informações turísticas e de reaproveitamento de madeira, garrafas pet, reciclagem de papel, biojóias, cerâmica e modelismo naval.
“Luiz Phelipe, com todo esse trabalho e dedicação, nos deixou o exemplo de uma pessoas amável e querida. Um exemplo de simplicidade, de amor ao próximo, ao patrimônio histórico e à vida. Esperamos que esse documentário mantenha vivo o seu legado”, finalizou Colombo.
Ficha técnica:
Roteiro: Francisco Colombo
Fotografia: Paulo Malheiros
Edição: Jônatas Barros
Arte: Jônatas Barros
Trilha sonora: Evgeny Itskovich
Desenho de som: Jônatas Barros
Produção ou distribuição: Guarnicê Produções