Skip to main content

Cinema junta arte, humor e respeito

Silvero Pereira em De Repente Drag, estará no filme Ruan do Vale, Luna Gandra, Al Danuzio e Tchaka. (Foto: divulgação/Matraca Filmes)

O Filme De Repente Drag, produção maranhense, feito em São Luís, chegará nas salas de cinema do Brasil no dia 4 de agosto.

O longa participou do Rio LGBTQIA+ Festival de Cinema 2022, no qual foi bastante elogiado. Interpretado por Ruan do Vale, o trabalho propõe sair do senso comum e caricato que personagens LGBTQIA+ costumam ser tratados.

O filme aborda temas da população LGBTQIA+, como por exemplo, a aceitação, representatividade e a pluralidade do universo da arte drag.

Este foi o assunto tratado no Jornal Tambor desta sexta-feira (08/07), que ouviu Rafaela Gonçalves. Ela é a diretora do filme, dona da Matraca Filmes, atuando no audiovisual desde 2011, com três longas já realizados.

(Veja, ao final desse texto, a íntegra do Jornal Tambor com a entrevista de Rafaela Gonçalves)

A obra é uma comédia, que apresenta o universo LGBTQIA+ de maneira leve, inclusiva e com respeito. O filme fura a bolha do preconceito, da homofobia e a misoginia.

Rafaela falou que se preocupou, no desenvolvimento do filme, em desconstruir a imagem estereotipada que personagens femininos, negros, LGBTQIA+, em produções audiovisuais.

“Quando eu comecei a escrever De Repente Drag, tive essa preocupação, que a gente pudesse se ver nessa narrativa e rir das coisas que são próprias da gente mesmo”, explicou ela.

O trabalho de Rafaela quebra com as barreiras da exclusão. É um ato de resistência, em um país onde se concentra o maior índice de mortes LGBTQIA+ do mundo.

“A homofobia quer que a gente desapareça. E nós não vamos desaparecer. A gente precisa tomar esses espaços, fazer com que nossas vozes sejam ouvidas”, enfatizou.

Rafaela reforçou a importância dos poderes municipais e estaduais estarem juntos na valorização do cinema brasileiro e maranhense. “É preciso ter uma política voltada para o cinema, teatro e música.”, salientou.

De Repente Drag junta a arte, política, estética e pedagogia em uma história alegre, engraçada, colorida e vibrante que consegue entregar muito bem aquilo que se propõe.

O longa-metragem envolveu mais de 300 pessoas, com produção da Matraca Filmes e distribuição da Elo Company. O filme contou com recursos do governo federal, após aprovação no Fundo Setorial do Audiovisual.

A obra estreia em agosto nas salas de cinemas do Brasil, inclusive em São Luís. Em breve mais informações nas redes sociais do filme De Repente Drag.

(Veja abaixo o Jornal Tambor com a entrevista completa de Rafaela Gonçalves) 👇👇🏽👇🏾

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados