No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra. Em São Luís, uma série de atividades sociais, culturais estão sendo desenvolvidas para celebrar a data e promover ações de enfrentamento ao racismo.
O Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN) está promovendo, entre os dias 15 e 30 de novembro, a Semana da Consciência no Maranhão. As atividades desenvolvidas buscam fortalecer a luta antirracista.
Para falar sobre o tema, o Jornal Tambor dessa terça-feira (22/11) entrevistou Airton Ferreira. Ele é militante do movimento negro, ativista dos direitos humanos, integra a coordenação do CCN e a comissão Afro Akomabu.
(Veja, ao final desse texto, a edição do Jornal Tambor com Airton Ferreira)
Segundo Airton o objetivo da iniciativa é engajar pessoas na trajetória de luta de resistência do povo negro, no enfretamento do racismo estrutural.
“Nós apostamos em denunciar as várias formas de racismo e pensar o estado como estratégia na promoção de direitos humanos dessa população”, frisou.
Na programação da Semana será realizada Formação Continuada da Equipe PVN e Lideranças, oficinas educacionais, apresentação do Bloco Afro Aiyê Amadê, dentre outros. Outras informações estão sendo disponibilizadas na rede social oficial do CCN.
(Veja abaixo a edição completa do Jornal Tambor, com a entrevista de Airton Ferreira) 👇🏾👇🏿👇🏽