O Bloco 100 Sigilo é um manifesto político social da cultura preta. Com o objetivo de celebrar a diversidade e abrir mais espaços para o protagonismo preto. Ele se popularizou no pré-Carnaval de São Luís e está confirmado na programação oficial. O Bloco levará para as ruas da cidade alegria, diversão e muito brilho.
O assunto foi tema do Jornal Tambor desta sexta-feira (17/02), que ouviu Andressa Brandão, produtora do Bloco.
(Veja, ao final desse texto, a edição do Jornal Tambor com a entrevista de Andressa Brandão)
Andressa disse que a ideia de fazer o Bloco surgiu há alguns anos, mas por conta da pandemia ela teve que ser adiada para esse ano de 2023. “Agora a gente está nesse carnaval, levando para as ruas o bloco, contra toda intolerância, contra todo racismo e preconceito que existe ainda na nossa sociedade”, afirmou a produtora do Bloco.
A produtora falou da importância de levar pautas políticas para o carnaval, para dentro da folia. Ela disse ainda que essa manifestação popular facilita o engajamento das pessoas em pautas antirracistas.
A escolha do nome é um protesto contra as constantes ameaças à democracia brasileira, vivenciadas nos últimos anos, com evidente relação aos imorais atos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que quis impor sigilo de 100 anos, a varias de suas ações como presidente, além de ações de integrantes do governo e de sua família. “Eu imagino que a arte ela também serve para provocar”, ressaltou Andressa Brandão.
Toda a programação do Bloco pode ser encontrada na rede social @bloco100sigilo.
( Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Andressa Brandão)