A comunidade de Jussural, localizada no município de Urbano Santos (MA), reagiu e divulgou um vídeo denunciando a invasão de suas terras. Foi realizado, inclusive, um Boletim de Ocorrência na delegacia da cidade.
(Veja o vídeo abaixo)
A denúncia é contra plantadores de soja, chamados de gaúchos, que segundo eles tentam se apropriar do território.
Leia também: Urbano Santos! Agronegócio utiliza cães pitbull para intimidar comunidade
“Percebemos uma fumaça perto de nossas casas. Quando fomos verificar a causa, nos deparamos com fogo e uma pá carragadeira no local. Eles querem acabar com o nosso roçado e se apossar de nossas terras para plantar soja”, narrou Raimundo Rodrigues Viana, um dos líderes comunitários.
Esse não é o primeiro ato de violência, denunciando nos últimos dias pela comunidade do Jussural. Recentemente, seis cachorros da raça pitbull foram soltos na comunidade formada por pequenos agricultores rurais.
“Querem nos impor o medo, nos amedrontar, porque estamos resistindo e lutando pelo o que é nosso de direito”, assinalou uma moradora da comunidade.
A comunidade tem toda a documentação necessária para comprovar que “somos os verdadeiros e legítimos donos da terra”. Um desses documentos é a Certidão Negativa do Cartório do 1º Ofício de Urbano Santos.