A palestra “O desenvolvimento saudável da criança na educação infantil e a prontidão para o ensino fundamental”, foi realizada pela escola Jardim Guará Mirim, na terça-feira (05/12). O evento aconteceu às 19h30 de forma virtual.
O evento foi ministrado pelo médico antroposófico Darlan Schottz Ferreira, especializado em pedagogia Waldorf. O objetivo foi falar sobre a educação infantil como possibilidade terapêutica.
Para falar sobre esse tema, o Jornal Tambor de terça-feira (05/11) entrevistou a professora Maria Tereza Trabulsi. Ela é coordenadora pedagógica e sócia-fundadora do Jardim Guará Mirim.
Leia também: COP-28! Jornalista do MST fala da relação entre participação popular e justiça climática
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Maria Tereza Trabulsi)
Trabulsi falou que é importante que nos primeiros anos a criança tenha um ambiente escolar e familiar saudável, para que ela consiga se desenvolver e ser observada pelos professores e pais, para que juntos consigam atender às suas necessidades.
Para a professora, o processo de aprendizagem acelerado colocado na maioria das escolas tradicionais é uma problemática, porque inibe a construção natural das fases da criança.
“Cria-se uma espécie de antecipação de ensinamentos do letramento infantil, o que é prejudicial para o crescimento da criança. E isso pode acarretar em dificuldade de abstração, leitura e pouca concentração”.
A professora destacou que a educação terapêutica precisa ser encarada como um método de ensino com enfoque no desenvolvimento humano.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Maria Tereza Trabulsi)