Após a violência sofrida por moradores da comunidade de São Francisco, localizada no município de Barra do Corda, entidades e parlamentares lançaram nota de apoio e repúdio.
O texto também pede, dentre outras solicitações, proteção aos moradores da comunidade. Lembrando que eles foram vítimas de violências de grileiros, milicianos e policiais no dias 10 e 11 de novembro.
Leia também: SINDSALEM apoia luta da comunidade São Francisco em Barra do Corda
Leia abaixo a nota na íntegra:
Violência de milicianos e policiais contra agricultores de Barra do Corda no Maranhão
A Associação dos Agricultores Familiares do Povoado São Francisco apresenta esta Nota denunciando a violência que os moradores do povoado São Francisco foram vítimas no dia 10/11/2023 praticadas por grileiros e milicianos e no dia 11/11/2023 praticada por policiais.
O povoado São Francisco está localizado na zona rural há 60 km da sede do município de Barra do Corda/MA se originou de uma ocupação espontânea de uma fazenda, a ocupação da área por posseiros remonta mais de 70 anos, hoje conta com 55 famílias e tem 74 áreas de roça de lavradores que plantam para sua sobrevivência, não tendo acesso a energia elétrica.
Os agricultores sofrem constante ameaça de morte pelos grileiros e milicianos comandados por Angelino Santiago da Silva Filho e Evangelista Araújo Costa.
No dia 10/11/2023 esse grupo de milicianos e capatazes portando armas de fogo invadiram as casas do povoado ameaçando que deveriam desocupar suas casas imediatamente, revirando tudo dentro das casas e quebrando todos os pertences, que iriam embora mas quando retornassem não queriam mais ver ninguém nas suas casas, temendo por suas vidas os moradores saíram de casa com a roupa do corpo.
No dia 11/11/2023 a polícia entrou na comunidade a noite com viaturas, helicópteros e drones, invadindo casas, quebraram pertences dos moradores, rasgaram as sacas com mantimentos das famílias, levaram os motores que puxam água do rio.
A imprensa divulgou que de fato os milicianos voltaram e que um deles foi morto carbonizado e que os outros foram presos.
Tendo noticiado também que três dos trabalhadores ameaçados pelos grileiros seriam suspeitos de ter responsabilidade na morte do miliciano, o que é surpresa para todos da comunidade.
Pedimos:
I) O ingresso no Programa de Proteção de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos Ameaçados de Morte dos agricultores (as) familiares defensores da Reforma Agrária do povoado e ainda que sejam adotadas todas as medidas necessárias e cabíveis para garantia da proteção dos moradores do povoado;
II) Garantia de energia elétrica no povoado, com instalação de iluminação pública, rede de internet e instalação de câmeras nas vias de entrada e saída do povoado;
III) Inserção em programa de habitação rural para construção de casas de alvenaria;
IV) Inserção em programas de fomento para agricultura familiar;
V) I) Que sejam tomadas medidas para regularização da área já consolidada com moradias e centros de produção de alimentos em favor dos moradores que nela trabalham e dependem para a sua sobrevivência pelo INCRA e pelo ITERMA;
VI) I) Que as forças policiais se abstenham de praticar violência contra os moradores do povoado e que sejam identificados os que praticaram a violência no dia 11/11/2023 e sejam devidamente punidos tanto administrativamente quanto criminalmente;
VII) Que as forças policiais se abstenham de praticar violência contra os moradores do povoado e que sejam identificados os que praticaram a violência no dia 11/11/2023 e sejam devidamente punidos tanto administrativamente quanto criminalmente;
Barra do Corda/MA, 23 de novembro de 2023.
ASSINA:
Associação dos Agricultores Familiares do Povoado São Francisco, Barra do Corda/MA
APOIAM ESTA NOTA:
• Julio Mendonça – Deputado Estadual (PCdoB/MA), Presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Agricultura Familiar – ALEMA
• Marcos Unillar – Vice Prefeito de Barra do Corda (PT/ΜΑ)
• Antonia Cariongo – Direção Nacional do PSOL
• Diretório Estadual do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL/MA
• Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barra do Corda/MA
• Igreja Missão Cristă Graça e Paz de Barra do Corda/MA
• Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL de Barra do Corda/MA
• Diretório Municipal da Rede Sustentabilidade de Barra do Corda/ MA