O Movimento de Defesa da Ilha (MDI) promoverá o 1º Seminário sobre o Plano Diretor, Lei de Zoneamento e Poluição em São Luís, que será realizado nos dias 04 e 05 de dezembro, no auditório Setorial do Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFMA, a partir das 09h.
O objetivo do evento é sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre os gravíssimos impactos ambientais e sociais que empreendimentos empresariais estão causando em toda a Ilha.
Além disso, haverá a divulgação da Legislação Urbana da capital maranhense e das atuais informações e estudos sobre poluição e qualidade do ar no município.
O Seminário será aberto ao público e terá a participação de comunidades afetadas, professores, pesquisadores e sociedade civil.
Para falar sobre esse assunto o Jornal Tambor de segunda-feira (27/11) entrevistou Luiz Eduardo Neves dos Santos, geógrafo, professor da UFMA e integrante do Movimento de Defesa da Ilha (MDI).
Leia também: Inscrições até sexta! Vem aí o 1º Concurso de Farinha D’Água do Maranhão.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Luiz Eduardo Neves dos Santos)
Segundo o professor, é importante que toda a população esteja informada em relação a essas Leis que, de acordo com ele, irão facilitar ainda mais degradações socioambientais em São Luís.
O geógrafo disse que a cidade tem sofrido consequências das indústrias que estão instaladas próximas de áreas que deveriam ser protegidas. E um desses problemas é a poluição do ar e a contaminação de águas.
Ele completou que é “uma situação que precisa ser denunciada. O Seminário é para mobilizar e reforçar o debate em relação a um assunto que é importante para a saúde das pessoas que vivem em São Luís”.
Programação
04/12 – Segunda-feira
9h – Solenidade de Abertura e apresentação geral da discussão sobre legislação urbanística de São Luís
Representantes de: Movimento de Defesa da Ilha (MDI), Tribunal de Justiça, Ministério Público do Estado do Maranhão (MPE-MA), Procuradoria da República no Maranhão (PR-MA), Representante da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no Conselho da Cidade (Concid), Apruma – Sessão Sindical do ANDES-Sindicato Nacional, Representante do SINDEDUCAÇÃO, Instituto da Cidade (Incid), Câmara Municipal de São Luís, Conselho Gestor da Resex Tauá-Mirim e da Agência Tambor.
9h30 – Mesa 1 – Legislação urbana, poluição e qualidade de vida de São Luís.
Componentes: José Francisco Diniz (Coordenador do Movimento Nacional de Luta pela Moradia – MNLM), Luiz Eduardo Neves dos Santos (UFMA), André Rodrigues de Freitas (UFMA), José Guilherme Carvalho Zagallo (Advogado e ambientalista).
14h30 – Mesa 2 – Poluição, Saúde e Meio Ambiente em São Luís
Componentes: Alberto Cantanhede Lopes – Beto do Taim (Comunidade Taim e Confrem) Zulimar Márita Ribeiro Robrigues (UFMA), Yanca dos Santos da Silva (UFMA), Flávia Rebelo Mochel (UFMA), Silma Regina Ferreira Rodrigues (UFMA), Adriani Hass (UFMA).
17h – Lançamento dos livros Usos do território Urbanização e Planejamento, de Luiz Eduardo Neves dos Santos, e Curar-se; o segredo da autocura ao alcance das suas mãos, de Moisés Matias
05/12 – Terça-feira
9h30 – Mesa 3 – Contaminação do Meio Aquático de São Luís
Componentes: Ulisses Magalhães Nascimento (UFMA), Marcelo Henrique Lopes Silva (UFMA), Jonatas da Silva Castro (IFMA), Ione Marly Arouche Lima (UFMA), Maria do Ramo Coelho Santos da Silva (Comunidade Camboa dos Frades)
14h – Mesa 4 – Discussão da carta resultante do seminário, mobilização e comunicação em torno dos debates sobre a Lei de Zoneamento de São Luís e poluição
Coordenação: Horácio Antunes de Sant’Ana Júnior (UFMA) e Luiz Eduardo Neves dos Santos (UFMA)
17h30 – Encerramento.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Luiz Eduardo Neves dos Santos)