Skip to main content

Encontro de História vai mexer em traumas da sociedade brasileira

Foto: Divulgação

O XIV Encontro Regional Nordeste de História Oral terá como tema central as “Narrativas de Resistência: Oralidades e Temas Sensíveis”. O evento vai acontecer no prédio do Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no Centro Histórico de São Luís, entre os dias 08 e 11 de novembro deste ano de 2023.

No Encontro, atendendo a demandas atuais, serão abordadas questões dolorosas, traumáticas, controversas e violentas que marcam os processos de construção histórica da sociedade brasileira e ressoam em diversos aspectos da atualidade no Nordeste, Meio Norte e na Amazônia Legal.

Com um número significativo de povos indígenas, quilombolas, comunidades de pescadores artesanais, quebradeiras de coco babaçu, o Maranhão se apresenta como palco de ações violentas e autoritárias movidas pelas elites socioeconômicas com a complacência, omissão e/ou participação direta do Estado.

Leia também: UFMA! Justiça define grupo de trabalho e Natalino Salgado não comparece em audiência

Assim, o Maranhão é “palco essencial e cenário real” para pesquisadoras e pesquisadores, graduandas e pós-graduandas, professoras da Educação Básica e da Universidade do campo da História e áreas afins possam discutir autoritarismos e temas sensíveis.

Debates e discussões com base na multiplicidade de Narrativas de Resistência: a Oralidade, a Fotografia, o Cinema, a Literatura, a Música, o Patrimônio Material e Imaterial que perpassam experiências, mobilizações e narrativas de grupos e indivíduos subalternizados no campo e na cidade.

Realizar inscrição

Ainda como parte da programação e atividades do XIV Encontro Regional Nordeste de História Oral entre os dias 08 e 09 de novembro de 2023, serão realizados minicursos e oficina.

Os Minicursos constituem espaço para apresentação e discussão de temáticas cujos proponentes tenham amplo domínio e experiência de pesquisa.

O objetivo é compartilhar conhecimentos, discussões teórico metodológicas, discussões bibliográficas dos campos da História e de áreas afins, com sua interface com a Oralidade, o Cinema, a Literatura, a Música, o Patrimônio, a Memória e o Ensino.

No total, serão ofertados cinco minicursos, de forma simultânea, em dois dias da programação no turno vespertino. A carga horária é de seis horas.

Também será ofertada uma Oficina destinada a refletir sobre o papel do podcast acadêmico como uma importante interface da oralidade.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados