Skip to main content

Farol Feira reúne sustentabilidade e cultura

Foto: Casa d’Arte / Divulgação

O Casa d’Arte Centro de Cultura abre suas portas no domingo (06), a partir das 8h, para o Farol Feira. O evento é visto como um espaço de vivências, música e sustentabilidade, juntado desde o artesanato até a culinária.

A Feira Farol integra as ações do Instituto Maranhão Sustentável (IMAS)/Casa d’Arte, em conjunto com os agricultores familiares, marisqueiras, pescadores e artesãos do município da Raposa, na região metropolitana de São Luís.

As atividades, realizadas pelo IMAS desde 2014, nesta edição ganhou o apoio do Fundo Dema, criado em 2003, para apoiar projetos coletivos dos “Povos da Floresta – povos indígenas, quilombolas, comunidades extrativistas, ribeirinhas e da agricultura familiar”.

A Feira conta ainda com a parceria da Compensei, com a missão de ser uma Feira Carbono Neutro e dar exemplo de sustentabilidade na organização de eventos.

A proposta é promover um encontro quinzenal com espaços de compras e vendas de produtos locais, realização de atividades culturais, de formação, onde se possa degustar a culinária afetuosa da Cozinha Guará, a cozinha experimental do Casa d’Arte.

Deiziane da Silva, a Deusa, produtora e beneficiária do Aglofloestar Raposa, acredita no sucesso da Feira como um “espaço essencial para o comércio dos produtores da localidade, além de um espaço para a troca de experiências e de conhecimentos”.

A jornalista e moradora da Raposa Héveny Araújo relatou que a Farol Feira é o desenho do grande propósito do Instituto Maranhão Sustentável e Casa d’Arte, que é pensar, produzir e vivenciar sustentabilidade e cultura.

Leia Também: Para onde vai o dinheiro da Câmara de Vereadores de São Luís?

Héveny diz que desde as primeiras feiras, lá em 2014, ela pôde perceber “a particularidade desse tipo de encontro. São oportunidades de conhecer quem faz, quem planta, quem pesca. Realizar trocas de serviços, contatos e partilhar sabores, memórias e, por que não, afetos. Estou cheia de expectativas para essa retomada, porque irei vivenciar tudo isso em um só lugar”.

A música vai ficar por conta do instrumentista Bigorna. “Estou com um pouco de ansiedade. Essa é a primeira vez que vou está discotecando. É a minha estreia com DJ. É mais um desafio na minha carreira que eu aceitei. Estou um pouco ansioso para saber como vai ser a reação da galera presente. Estou também empolgado e já selecionando a playlist que vai rolar. E, vai ter muita música maranhense. A nossa música vai troar”, garantiu Bigorna.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados