Skip to main content

Projeto audiovisual leva cinema para bairros de São Luís

Foto: Divulgação

Em abril deste ano, foi lançado o projeto Ilha em Edição 2, com o objetivo de fazer cinema por meio da educação audiovisual de jovens dos bairros dde São Luís, incluindo a zona rural. O projeto é realizado pelo Instituto Formação.

Esta edição envolve bairros da Liberdade, conhecido como o maior quilombo urbano da América Latina, e o bairro do Maracanã. A ideia é trabalhar o audiovisual com jovens de grupos de bumba-meu-boi dessas regiões.

No quilombo urbano da Liberdade, o projeto reuniu jovens de três grupos de bumba meu boi, são eles: Boi da Floresta, Boi da Fé em Deus e Boi de Leonardo.

Para falar sobre este assunto o Jornal Tambor de sexta-feira (14/07) entrevistou Giselle Bossard e Emily Sá.

Giselle é coordenadora do Projeto Ilha em Edição 2, ação educativa voltada para jovens na área audiovisual. Ela é jornalista, produtora, cineasta e roteirista. Emily é participante do curso de Produção do Ilha em Edição 2. É graduanda em Relações Públicas/UFMA e moradora da Liberdade.

Leia também: Programa voltado para agricultura familiar tem reconhecimento nacional 

(Veja, ao final deste texto, a edição completa do Jornal Tambor com a entrevista de Giselle Bossard e Emily Sá)

Segundo a coordenadora do projeto, foram oferecidos dez cursos para os participantes: edição, produção, roteiro para filme, direção de fotografia, direção de arte,interpretação para cinema, documentário musical e animação.

Para Emily, o projeto dá oportunidade para que as pessoas conheçam a realidade dos bairros, ao mesmo tempo que proporciona a fomentação das manifestações culturais do Maranhão, como o Bumba-meu-boi.

“Eu fico muito feliz em participar do projeto. O bairro da Liberdade sempre foi visto como um local perigoso. É muito bom ver que existem jovens fazendo audiovisual contando a nossa história e levando para as telas”, afirmou a participante do curso de Produção do Ilha em Edição 2.

Giselle disse que, em agosto deste ano, o projeto irá realizar uma Mostra audiovisual com todas as obras produzidas durante os cursos.

As inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.gle/DTwXhZMrH2anfvW1A ou pelo Instagram: @formacaoma.

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Giselle Bossard e Emily Sá)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados