A Semana Estadual de Direitos Humanos, no Maranhão, acontece no período de 1º a 16 de dezembro de 2022. O evento é alusivo aos 74 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, comemorado no dia 10 de dezembro. A atividade é promovida pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). Este ano terá como tema “Democracia e Direitos Humanos”.
Para falar sobre a Semana, o Jornal Tambor dessa quinta-feira (01/12) entrevistou Erisvan Loureiro. Ele é educador popular, atual coordenador de Promoção e Educação em Direitos Humanos.
(Veja, ao final desse texto, a edição do Jornal Tambor com Erisvan Loureiro)
O evento tem como objetivo fomentar espaços para reflexão, diálogo que contribuam para ampliar a compreensão sobre os direitos humanos e o aprimoramento das práticas e efetividade das políticas públicas.
De acordo com Erisvan, o tema da Semana deste ano visa a promoção da educação como garantia de uma transformação social. Ele disse que a democracia “é um processo pedagógico” e que precisa estar alinhada com pautas que tenham compromisso com os direitos humanos.
A Semana conta com uma programação diversificada, incluindo seminários; campanhas educacionais; fixação de placas contra a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero, em instituições públicas ou privadas; lançamento do site Mais IDH/ODS, que traz informações sobre o Plano Mais IDH e também sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Maranhão (ODS).
O educador falou da importância da jornada. No último dia de evento, será realizada a assinatura do ACT Inova Social, a Posse de Conselhos e Comissões Estaduais e a Homenagem Magno Cruz, para reconhecimento e valorização de práticas exitosas na defesa e promoção dos Direitos Humanos.
(Veja abaixo a edição completa do Jornal Tambor, com a entrevista de Erisvan Loureiro)👇🏾👇🏿👇🏽