A reação de algumas pessoas da extrema direita brasileira, diante do resultado da disputa presidencial no Brasil, nas eleições desse ano de 2022, tem chamado muito a atenção.
A situação nos coloca diante da seguinte questão: até onde esse turbilhão de sentimentos, promovidos pela atual polarização da política brasileira, pode mexer com a saúde mental de indivíduos ou grupos sociais?
Esse assunto foi discutido no Jornal Tambor de segunda-feira (14/11), que entrevistou o médico psiquiatra Hamilton Raposo. Ele foi professor de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Ceuma. E é preceptor do curso de residência, em psiquiatria, do Hospital Nina Rodrigues.
(Veja, ao final desse texto, a edição do Jornal Tambor com Hamilton Raposo)
“Um líder psicopata adoece uma sociedade”, diz o psiquiatra. E Hamilton afirmou que “Bolsonaro com certeza é um psicopata”. Segundo ele, “a cura da sociedade passa pela educação, pelo estudo da história, da filosofia, das ciências sociais”.
Pelas palavras do psiquiatra as reações de alguns bolsonaristas depois dos resultados eleitorais é resultado de um governo que sempre propagou ódio, intolerância e a violência.
Ele chama a atenção para a existência de grupos, nesses movimentos antidemocráticos, que possuem algum grau de “transtorno de personalidade ou psicopatia”.
O médico disse ainda que o próximo governo terá que investir mais em serviços de saúde mental, como por exemplo, a implementação de mais Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) espelhados nos municípios.
Hamilton também lamentou a adesão de parte dos médicos ao hediondo bolsonarismo, ressaltando a importância do movimento médicos pela democracia
(Veja abaixo, em nosso canal do Youtube, o Jornal Tambor com a entrevista completa de Hamilton Raposo) 👇🏿👇🏾👇🏿
Muito.importante fala deste médico. Um parte do Brasil adoeceu com este presidente desqualificado e irresponsável. Ele ajudou a alimentar o ódio pelo PT ao ponto de adeptos deste movimento continuar pregando assassinato de petistas. Essas pessoas precisam de tratamento, precisam de reaprender o sentido de humanidade. Concordo plenamente com as palavras do Dr. Hamilton a sociedade precisa de sociologia, de filosofia, precisam compreender o sentido de ser cristão.