Skip to main content

Guerra! Agricultores querem apoio das autoridades públicas do Maranhão

Viralizou nas redes sócias, no último final de semana, um vídeo produzido por moradores da comunidade de Baixão dos Rochas, no município de São Benedito do Rio Preto no Maranhão. Nas imagens, tratores realizavam desmatamento, destruíam roças, quase atropelando trabalhadoras e trabalhadores rurais. Uma senhora idosa correu sério risco de ser atingida.

O Jornal Tambor dessa terça-feira (23/08) entrevistou a agricultora familiar Ana Lúcia Rocha Souza, ela participa da Associação de Agricultores e Agricultoras Rurais do Baixão dos Rochas.

(Veja abaixo a edição completa do Jornal Tambor, incluindo a entrevista com Ana Lúcia Rocha Souza)

Ana conta que “60 famílias que vivem da terra”. E que a área tá ocupada por essa comunidade há mais de 80 anos”. Em relação as imagens do vídeo, Ana Lúcia relatou que foi uma situação difícil, deixando a comunidade completamente assustada, com os mais velhos tendo crises de hipertensão.

Além de destruir as roças, fruto do trabalho da comunidade, Ana diz que os invasores ameaçaram os trabalhadores rurais de morte.

A agricultora familiar disse na entrevista que, há quatro anos, apareceram fazendeiros que se instalaram no local, alegando serem donos das terras. Os moradores disseram que eles nunca comprovaram ou apresentaram documentos dessa suposta posse.

Foi feito um Boletim de Ocorrência sobre o caso, denunciando as duas empresas responsáveis pelo conflito na região: Terpa Construções S.A. e Bomar Maricultura LTDA.

As empresas conseguiram uma liminar na justiça, contrária aos interesses dos agricultores. O caso segue judicializado. Uma audiência está marcada para essa quarta-feira (24/08). Nesse mesmo dia será realizada uma manifestação, em apoio a comunidade do Povoado Baixão dos Rochas, às 06 horas, na Ladeira da Marfisa em São Benedito do Rio Preto.

Ana comentou ainda que é urgente que as autoridades públicas se manifestem diante do caso. Hoje a comunidade de Baixão dos Rochas está à mercê da violência, gravemente prejudicada e correndo risco diante da estupidez evidente.

(Veja abaixo a edição completa do Jornal Tambor, com a entrevista de Ana Lúcia Rocha Souza) 👇🏽👇👇🏿

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados