Skip to main content

Comunicação e Poder serão debatidos a partir do Maranhão

Rosa Tremembé e Flávio Reis serão palestrantes do II Seminário Comunicação e Poder no Maranhão

É o segundo seminário. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

(Veja abaixo como se inscrever)

No momento em que a extrema direita estabeleceu no Brasil uma “Comunicação Bomba Suja” – propagando violência e mentiras, renegando o jornalismo, movida por muito dinheiro – será realizado, na cidade de São Luís, nos dias 27 e 28 de julho, o II Seminário de Comunicação e Poder no Maranhão.

O evento remete ao debate sobre democratização da comunicação no Brasil, país marcado por um cartel midiático, o mesmo que fala em “imparcialidade”, mas é evidentemente alinhado à direita, com um jornalismo patrocinado pelo grande capital, bancos, agronegócio, mineradoras, oligarquias.

O Seminário é um espaço com diferentes forças de um campo político mais à esquerda, havendo entre elas uma pluralidade política. Além disso, existe uma identificação com um jornalismo que aponta para o interesse público, a justiça social, os direitos humanos, a preservação ambiental, onde notícia não é mercadoria.

A referência do evento é uma comunicação popular, alternativa, comunitária, sindical, alinhada com a classe trabalhadora, com as nações originárias (indígenas), quilombolas, povos e comunidades tradicionais.

Esse evento ocorrerá de forma presencial, no auditório do Sindicato dos Bancários do Maranhão, na Rua do Sol, no Centro da capital maranhense.

A organização é da Agência Tambor (MA), do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC-RJ) e da Associação Brasileira de Rádio Comunitárias do Maranhão (Abraço-MA), com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas de modo online, no site do NPC.

(Faça aqui sua inscrição 👇🏽👇🏽)

https://forms.gle/xC4hVwqbKaBbDLTA9

O Núcleo Piratininga de Comunicação é uma instituição criada no Rio de Janeiro, em 1994, pelos jornalistas Vito Giannotti (já falecido) e Cláudia Santiago. Atua na área de formação, sendo uma referência no Brasil. Cláudia Santiago estará em São Luís, falando no II Seminário de Comunicação no Maranhão.

Claudia Santiago do Núcleo Piratininga de Comunicação do Rio de Janeiro

Ao todo serão 19 palestrantes, entre jornalistas, educadoras e educadores, indígena, quilombola, fotógrafa, cientista político, sindicalistas do campo e da cidade, advogado, militantes da comunicação popular, lideranças sociais.

Serão seis mesas, que tratarão de temas como comunicação contra-hegemônica, webjornalismo, luta popular, desafios da comunicação na Amazônia, além de diferentes aspectos da comunicação sindical, incluindo formação, ações na internet e a organização da classe.

(Confira a programação e conheça os palestrantes👇🏾👇🏾)

https://nucleopiratininga.wixsite.com/seminarionpcmaranhao

A primeira edição deste seminário ocorreu em 2017, resultando na criação da Agência Tambor, fruto de uma articulação entre Jornal Vias de Fato, Associação Brasileira de Rádios Comunitárias do Maranhão (Abraço-MA) e o Sindicato dos Bancários do Maranhão.

A expectativa é que se estabeleça uma articulação permanente, após este II Seminário, apontando para uma terceira edição, a ser realizada em 2023. A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares poderá abrigar a futura edição do Seminário, que já ocorreu na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e agora será no Sindicato dos Bancários.

Inscrever-se
Notificar de
guest
3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Raimundo Cesar de Souza Martins

Sempre a Agência Tambor, eleva o nivel do debate quando se trata da comunicação, somada ao jornalismo alternativo e verdadeiro. Avante que os Tambores estão rufando.

silva

Agência tambor é sensacional!

silva

O nível de jornalismo é de ótima qualidade!


3
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados