Os Fóruns e Redes de Cidadania do Maranhão realizaram, nesta quarta-feira (06), às 11h, na sede recreativa do Sindicato dos Bancários, no bairro do Turu em São Luís, uma Assembleia Popular Camponesa para tratar sobre os conflitos agrários e socioambientais em municípios maranhenses.
Os conflitos agrários, a violência no campo, a barbárie que atinge trabalhadoras e trabalhadores rurais no Maranhão (incluindo povos e comunidades tradicionais), segue sendo assunto no estado. A Agência Tambor esteve presente, realizando uma transmissão dessa assembleia popular, ao vivo, pelos seus principais canais de divulgação.
(Veja, ao final desse texto, a íntegra da Assembleia Popular Camponesa)
Participaram do evento dezenas de lavradores e lavradoras, movimentos populares, organizações sociais e representantes de comunidades atingidas pelos latifúndios, para discutir a situação dessas populações ameaçadas em seus territórios.
A assembleia fortaleceu a articulação conjunta de movimentos, organizações, coletivos e sociedade civil, na elaboração de ações e estratégias de defesa à vida desses trabalhadores rurais, a importância do combate a violência no campo e a garantia de direitos para camponeses e camponesas.
Após o evento, os trabalhadores e as trabalhadoras rurais seguiram, às 14 horas, em caminhada até o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), localizado no bairro do Turu em São Luís.
(Veja abaixo, a edição completa da Transmissão da Assembleia Popular Camponesa) 👇🏿👇👇🏽