O CD “Ladainha e Canções à São Pedro” é lançado em São Luís do Maranhão. A obra traz músicas em homenagem ao santo.
O assunto foi tema do Jornal Tambor dessa sexta-feira (10/06), que conversou com idealizador do disco, Wellington Reis. Ele é cantor, compositor e gestor cultural. Produziu o premiado disco “Sotaque Maranhense na Arte de Cozinhar”, é autor de sucessos como a marchinha carnavalesca “O Gaguinho” e fundador do bloco “Os vagabundos do jegue”.
(Veja, ao final desse texto, a integra do Jornal Tambor, com a entrevista de Wellington Reis)
O disco conta com oito faixas e traz participações de grandes compositores maranhenses como Cesar Teixeira, Luís Bulcão e Zé Pereira Godão e intérpretes da Cia. Barrica, Inácio Pinheiro e Roberto Brandão, além de Gabriel Melônio, Sebastião Cardoso, Arthur Santos e Claudio Pinheiro.
“Esse trabalho foi feito com muito carinho, com participação de vários parceiros”, diz Wellington.
Em São Luís do Maranhão, as ladainhas fazem parte das celebrações do calendário religioso cristão, assim como na grande maioria das programações dos festejos de Cultura Popular, exemplo, o do Divino Espírito Santo e de São Benedito. Os devotos também costumam pagar suas promessas para Santo Antônio, São João e São Pedro saudando-os com ladainhas durante a temporada junina.
Wellington contou que a ideia de produzir o CD surgiu quando ele ouviu sua irmã, Vera Lúcia, no começo dos anos 2000, que o Padre Haroldo (conhecido como padre boieiro) rezava uma das Missas do Novenário que antecede os Festejos para São Pedro na Capela da Madre Deus com a ladainha de Nossa Senhora das Graças, pelo fato de não existir uma ladainha específica para São Pedro.
“Há vinte anos, minha irmã me falou que o padre rezava a ladainha de São Pedro com a ladainha de Nossa Senhora das Graças, São Pedro não tinha ladainha eu fiquei surpreso, então fiz a ladainha”, ressaltou.
Com a pandemia, nos últimos dois anos, Wellington Reis enveredou-se na produção criativa em contraponto ao isolamento social. E um conjunto de coincidências favoráveis surgiram. Os amigos da vida e arte foram sendo convocados, e cada faixa começou a ser gravada no Estúdio G7, com arranjos de Gordo Elinaldo e Wellington Reis, resultando no CD “Ladainha e Canções à São Pedro”.
“A princípio, pensei em gravar só quatro músicas, a “Ladainha”, “o Hino”, “Kepha” e a música “Procissão de São Pedro”, Pereira Godão, meu amigo, havia falado comigo se iria gravar só as quatro músicas e o resto…? daí pensei em meus amigos de vida e arte”, completou Wellington.
O CD “Ladainha e Canções à São Pedro” traz um valioso registro para a Cultura Popular Maranhense. O disco valoriza e une a cultura e a religiosidade, a obra tem produção independente gerado através dos recursos do próprio Wellington, e possui caráter beneficente.
Todo a renda atribuída com a venda do CD (R$ 20) será 100% destinada às ações sociais da Paróquia da Capela de São Pedro, Madre Deus. Na Capela de São Pedro, o CD pode ser comprado às quintas-feiras, das 18h30 às 20h, e aos domingos, às 8h da manhã. Disponível também na Livraria Amei, localizada no São Luís Shopping.
(Veja abaixo a edição completa do Jornal Tambor, a entrevista completa com Wellington Reis)