Skip to main content

Prefeitura de Viana provoca prejuízo enorme para a agricultura familiar

Da Agência Tambor
Por Emilio Azevedo
28/08/2021
A prefeitura do município de Viana, na Baixada Maranhense, não está recebendo os produtos de muitos agricultores do município, pelo Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Isso representa um prejuízo enorme para os pequenos produtores rurais, numa situação que se agrava muito por conta dos efeitos da pandemia e da evidente crise econômica, provocada por diferentes ações do Governo Federal.

O problema em Viana está afetando diretamente quase 200 famílias, que criam galinhas, cultivam hortas, com plantações de frutas e verduras. Os produtos estão se estragando e os animais passando do ponto para o abate.

Ontem, sexta-feira (27/08), um grupo grande de trabalhadores e trabalhadoras rurais – com apoio de organizações sociais importantes como a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Maranhão (Fetaema) e do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) – estiveram na prefeitura, para cobrar uma solução urgente (foto).

Segundo apurou a Agência Tambor, os trabalhadores também cogitam uma representação no Ministério Público. A ocupação repercutiu bastante em São Luís!

Várias organizações (e também trabalhadoras e trabalhadores da região) estão procurando a Agência Tambor. Os agricultores afirmam que tiveram a promessa da prefeitura para a compra dos produtos, no primeiro semestre deste ano.

Entre as comunidades atingidas, estão os indígenas Akroá-Gamella, que participaram da ocupação de ontem (foto).

A Agência Tambor estará procurando a assessoria do prefeito de Viana, Carlos Augusto Furtado Cidreira, mais conhecido como Carrinho (foto acima), para saber do próprio prefeito, quando o grave problema será solucionado.

O caso é grave e urgente!

Fotos: Sindicato dos Trabalhadores Rurais e manifestantes

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados