31/08/21
Com o lema “Protejam o nosso sagrado e respeitem o nosso axé, representantes de religiões de matriz africana realizam a I Caminhada de Axé pela Paz e contra Racismo Religioso em São Luís. O ato está marcado para o dia 03 de setembro com saída prevista para as 16 horas do Convento das Mercês com percurso até a Praça Pedro II, no Centro Histórico.
A caminhada busca chamar a atenção das autoridades para o crescente número de casos de racismo religioso no Maranhão e violências sofridas pelos povos do axé no Estado, além de promover a cultura de paz, liberdade religiosa e propor políticas públicas de destinadas as comunidades de terreiro.
A Yalorixá Jô Brandão, uma das coordenadoras da caminhada explica que as religiões de matriz africana oferecem valores que respeitam a vida. “Nosso Deus não comunga com a violência nem com a propagação de discursos de ódio. Temos vivenciado ataques e depredações dos nossos espaços sagrados. Isso é racismo religioso, é crime”, ressaltou.
O representante da Federação de Umbanda e Cultos Afros, Biné Gomes Abinoko, reforça que o preconceito é uma das principais razões dos ataques as religiões de matriz africana. “Nossa religião não cultua demônios. Precisamos denunciar os ataques contra nossos espaços sagrados e contamos com a ação efetiva das instituições de segurança do Estado”, disse.
Durante a caminhada, os representantes das religiões de matriz africana pretendem apresentar reinvindicações, entre elas, uma audiência com o Governador do Estado do Maranhão e demais autoridades, afim de estabelecer uma força tarefa para resolução dos ataques contra os povos de terreiros, inclusive, com a instalação da Patrulha Negro Cosme como medida de coibição dos crimes de racismo religioso.
O que? I Caminhada de Axé pela Paz e contra Racismo Religioso
Data: 03 de setembro de 2021
Concentração: 16 horas, no Convento das Mercês.
Contato: (98) 9.8779-1313 Ya Jô Brandão (98) 9.8822-4634 Biné Gomes
Texto: divulgação